xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Todo mundo tem ... e usa

ATORES E ATRIZES BRASILEIROS

(1) Bibi Ferreira, (2) Tony Ramos, (3) Isabele Drumond,
(4) Rodrigo Santoro, (5) Malu Mader, (6) Rodrigo Lombardi

Uma xícara para Zélia Freire

Zélia freire não quer mais santinhos. Ela me pediu, no lugar de santinhos, uma xícara verde. Lá em casa só tem uma xícara verde e é da minha dona, ela usa dia sim e dia não, mas gosta muito dos dias sim. Onde vou arrumar uma xícara verde para Zélia? Quem sabe se eu for nas ruas de pegas finas, como as que existem em New York City? Mas as ruas daqui não são como as de lá e minha dona não me aconselha a andar por lugares movimentados. Diz ela, que o centro urbano é um perigo para um sapinho, mesmo que muito sabido. E que eu não posso ficar perdido como da vez em que fui parar em Nova York. Zélia vai esperar pelo meu dia de sorte. Que neste dia se eu arrumar para ela uma xícara verde eu até a encho de sorvete para ela ficar mais feliz ainda. Ponto final e feliz.

Marília Lopes Paixão, julho de 2010
Texto publicado originalmente no Recanto das Letras

Xícara inglesa

Xícara de chá da marca Grosvenor Bone China, da nglaterra. Porcelana branca, já amarelada pelo tempo, calcula-se que é dos anos 1930. Tem frisos dourados e é estampada uma foto dos Butchart Gardens, do Canadá. A fábrica dessa porcelana foi aberta em 1866 e fechada em 1969.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

W. Somerset Morgan e a xícara de chá

William Somerset Maugham (1874 -1965) extraordinário romancista e dramaturgo britânico, quando em Nova York, tinha como costume hospedar-se no Ritz Carlton Hotel. Um determinado dia, um funcionário do hotel que já pegara amizade com o ilustre hospede perguntou-lhe qual era o motivo de sempre colocar uma velha xícara rachada sobre a mesinha da ante sala. Com a simpatia de sempre, um sorriso encantador, ele respondeu:
- Uma das principais finalidades é lembrar-me, sempre que a ocasião necessite, de que as melhores coisas desta nossa curta vida são as mais simples – e, infelizmente, na maioria das vezes pouco apreciadas, simplesmente porque as deixamos de notar.
Para não perder a oportunidade, contou-lhe a história daquele intrigante objeto.
Em 1940, quando a França capitulou, varias centenas de ingleses que residiam no sul da França foram retirados em dois pequenos navios de carga, que necessitavam utilizar rotas alternativas, em verdadeiro ziguezague para ludibriar os submarinos do inimigo que infestavam aquelas águas.
Os dois navios estavam superlotados e disputavam-se palmo a palmo qualquer centímetro que porventura pudesse existir; para tornar ainda mais dramática a situação, o sol terrível do verão tornava os tombadilhos em verdadeiras fornalhas.
Por incrível que possa parecer, o momento mais desejado e esperado com ansiedade era o da distribuição daquela reduzida porção de alimento, na verdade, não muito diferente da “lavagem” dada aos porcos em tempos de paz. Imundos, olhos esbugalhados, esfomeados, e sobretudo sedentos, os fugitivos faziam fila para ganhar a sua parte.
- Eis aí – apontando para aquela velha xícara - o recipiente que deveria armazenar a minha parcela diária do precioso liquido, aquela abençoada água.
Quando no decorrer de um período, percebo que estou ficando um pouco exigente, não grato, vaidoso, com soberba e crente que tenho direitos adquiridos aos melhores recantos de luxo e confortáveis em que me alojo, pego a xícara e encho com água e bebo, bem devagar, estalando os dentes, agradecendo á Deus pela oportunidade.
Esse simples procedimento me traz de volta à realidade da vida.

Xícara brasileira

Mini xícara de café em porcelana branca da marca Canecas São Joaquim (Pedreira, SP). Estampada com o emblema da Expoflora  (Holambra, SP*), onde foi comprada em setembro de 2003.


* Estância Turística localizada a 140 km da capital do Estado de São Paulo, teve sua origem com o processo de imigração holandesa ocorrido logo após o término da II Guerra Mundial. Com o território holandês totalmente devastado a geração do pós-guerra sentiu a necessidade da buscar uma nova vida e novas esperanças. O nome HOLAMBRA - nasceu da junção das palavras HOLanda, AMérica e BRAsil. Esta homenagem traduz o sentimento de gratidão dos primeiros holandeses aos brasileiros que muito contribuíram para realização de um sonho. Em 1957 foram ali introduzidos os primeiros bulbos de flores, dando início ao que seria o maior centro produtivo de flores e plantas, responsável por 40% do abastecimento do mercado nacional. A primeira Expoflora aconteceu em 1981 - são 30 anos de uma bela festa que vale a pena visitar. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Xícara isabelina

Xícara isabelina. Porcelana branca pintada em laranja forte, com flor em relevo bordô, verde, lilás e azul. Quatro pés.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Selo - EBCT / Brasil


Selo emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Título: Café do Brasil
Valor facial: R$ 1,30
Data: 7 de dezembro de 2001
Desenho: Ramos, grãos e xícara de café
Artista: Maria Helena Adonis

Xícara chinesa

Xícara chinesa para ser usada no dia a dia. Porcelana branca. Estampada com fundo creme e galhos de flores e frutos em vermelho. Tenho mais cinco delas, em cores diferentes.

Cabeçalhos da net

www.bossanovacafe.net
 
Tiago Soarez, apaixonado por café, música e arte criou o blog Bossa Nova Café em 2008, com o objetivo de fazer parte das homenagens à Bossa Nova, que comemorava 50 anos. Ele é Designer Gráfico, Professor e estudante de Ilustração nas horas vagas.
Com o tempo, o blog deixou de ser um espaço musical e foi ganhando um perfil gastronômico, trazendo receitas, lugares, dicas e bom papo. Hoje é um espaço dedicado à gastronomia, à arte e à música, buscando uma sintonia entre cada tema para discutí-los com harmonia e sem contenção.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Barbara Mock

Pintora impressionista americana, Barbara Mock é bem conhecida pelos quadros cheios de flores, cenas bucólicas, cabanas cheias de charme, casas de passarinhos, anjos, crianças, bules e xícaras de chá. Os quadro quadros que eu coloco aqui são lindos, cheios de detalhes e combinam bem com meu blog, não acham?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Xícara brasileira

Xícara de café da Porcelanaria Schmidt, de Santa Catarina. Porcelana branca, decorada com faixa em rosa shocking e arabescos e frisos em dourado. Decalcada com violetas amarelas e cor-de-rosa. Presente da minha cunhada Amir.

Xícara de crochê

Não sei muito bem para que serviria esta xícara, mas está tão bem feita, mostra tanto capricho, que achei que merecia aparecer aqui. Talvez para enfeitar algum cantinho. Infelizmente não registrei a autora. Se por acaso for você, me avise para lhe dar o crédito. Parece coisa de vovó.