xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Xícara japonesa

Xícara de café, originária do Japão. Porcelana branca "casca de ovo", bem delicada. Pintada à mão com flores vermelhas e pássaros (parecem os "nossos" periquitos). Frisos e detalhes em dourado. Muito linda!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

William McGregor Paxton

Quatro lindas mulheres em quadros do pintor impressionista norteamericano William McGregor Paxton (1869-1941), todos complementados por serviços de chá.
(1) Cherry (1906)
(2) Tea leaves (1908)
(3) Mollie Scott and Dorothy Tay (1895)
(4) The samovar (1926)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cabeçalhos da Net

Este é o blog de Diann Thrifty Groove, que tem coisas lindas! Nesta semana ela postou enfeites e idéias para o Natal que eu adorei! O endereço é http://thethriftygroove.blogspot.com/

Enquanto se decidia entre uma xícara de chá ou de café ...

Acordou e teve dificuldade em levantar. Imaginou-se velha.  Retrocedeu no tempo e  avaliou  o quanto  de tropeços na sua vida longa e solitária... Suspirou desencantada. Sentiu que era chegada a hora de ajustar as contas consigo mesma,  uma vez que não havia  por perto ninguém a quem cobranças fossem feitas. Foi para diante do espelho. Olhos fixos na imagem refletida. Não se reconheceu. Afastou-se lentamente, arrastando as sandálias casa adentro até alcançar a cozinha. Pôs água a ferver e esperou pacientemente  essa fervura, enquanto se decidia entre  uma xícara de chá ou de café . Essa indecisão a fez refletir o quanto de insegura ela era. Nunca fora capaz de tomar nenhuma decisão e o que viu foi a sua vida escapar entre os dedos . Assim se foi o marido; os filhos, que sempre quis e nunca teve; os amigos ...
A água ferveu e optou pelo café. E enquanto mexia  o açúcar no fundo da xícara  veio à mente   uma frase que lera dias atrás e que dizia: “É uma pena que só levamos a sério as lições da vida quando ela já não nos servem mais”.  Lembrou-se da necessidade de dar o devido crédito ao autor da frase, mas quem era...? Andava tão esquecida ultimamente...

Zélia Maria Freire, setembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Xícara japonesa

Delicada xícara de café proveniente do Japão, da marca H. Porcelana branca “casca de ovo”, pintada à mão, com pássaros, flores, aldeia e Monte Fuji. Frisos e detalhes dourados.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

2 anos

Amanhã meu blog estará completando 2 anos. E devo dizer que ele me fez muito feliz nesses dois anos de existência. Antes de ter coragem de colocá-lo no ar, em 2009, eu passei cerca de 6 meses coletando material, armazenando as fotos, tentando descobrir o que o tornaria mais interessante e esse também foi um tempo muito prazeroso. Vivo amolando minha nora, a Adriana, para fazer as fotos, pois as minhas nunca saem boas como eu quero para o blog.
Minha amiga Bia também coopera muito, pois sempre está me enviando o que encontra sobre o assunto.
Enfim, quero agradecer a todos ... pela ajuda e pela paciência em me acompanhar.
Sei que estou em falta com muitos que fizeram comentários, mas prometo que, antes do final de 2011 eu vou escrever a todos.

Grande abraço!
Irene

Chávena de chá

Os factos fizeram-me gelar.
Na ânsia de me aquecer, fui buscar uma chávena de chá.
Diante de mim eu a observava.
O meu reflexo era a única coisa que via naquele momento.
De repente a minha imagem fica turva, uma lágrima derramei sobre ela.
Uma após outra, até a chávena encher!
Afinal só serviu para as lágrimas aparar, porque quente já não estava.
Não consegui aquecer a alma!
Mais uma chávena de chá por favor…

Dianinha - Portugal, 16 de dezembro de 2010

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Trembleuses (ou chocolateiras)

Trembleuse do século XVII, do acervo do Musée National de Céramique de Sévres.               Foto de Martine Beck-Coppola
As primeiras chávenas para beber chocolate surgiram no século XVII na Espanha. Por iniciativa do marquês de Mancera, Pedro de Toledo y Leiva,  foi inventada a mancerina ou trembleuse, que tinha a particularidade de se aconchegar num prato côncavo, que lhe dava estabilidade. No século XVIII, com o aperfeiçoamento do fabrico da porcelana, foram elaborados luxuosos serviços para chocolate, entre os quais a Manufacture de Sèvres se transformou na referência mais prestigiada. Algumas têm duas asas, outras somente uma.
(1) Trembleuse austríaca (Du Paquier Porcelain Factory, 1735. Acervo do Liechtenstein Museum.
(2) Trembleuse francesa (Sévres Porcelain, 1757). Acervo do Walters Museum, Baltimore.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Haikai

Tarde preguiçosa
Xícara de chá à mesa
Doce Outono.

Glaucia Azul, 24-32011

Publicado originalmente no site O Melhor da Web

Xícara chinesa

Xícara de café chinesa, sem marca. É chamada de "daily china", pois é para ser usada no dia a dia. Porcelana branca. Estampada com fundo creme e galhos de flores e frutos em marrom bem escuro. Tenho mais 5, com a estampa em outras cores.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Todo mundo tem ... e usa

ATORES E ATRIZES ESTRANGEIROS (2)

Continuando nossa pesquisa, hoje temos mais seis atores e atrizes:
(1) Brad Pitt (EUA)     (2) Audrey Hepburn (Inglaterra)   (3) Charles Chaplin (EUA]
(4) Michael Jackson (EUA)    (5) George Clooney (EUA)    (6) Clark Gable (EUA)

Xícara inglesa

Xícara de café da marca Royal Wessex (Inglaterra). Porcelana branca. Pires e xícara completamente estampados com cena rural inglesa (carruagem e cavalos).