xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar kupillinen - cawan - kop - koppie - kikombe - chávena



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sobre o que elas estão falando?

Bemmmm ... talvez comentando a novela das 9 ou o vestido novo da neta, uma nova tintura para cabelos grisalhos, receita de tricô ...
Não importa. O importante é que parece ser um dia frio (vejam as mangas compridas dos vestidos) e elas estão saboreando uma deliciosa ´xícara' de chá, que espanta o frio, anima qualquer conversa e sela muitas amizades.

Não sei de quem é o desenho, se alguém souber, por favor me informe para que eu possa colocar os créditos.

Xícara verde

As xícaras
praticamente novas sobre a mesa
As cadeiras
vazias, pouco usadas
As taças sobre a pia
limpas, mal colocadas
O sofá de dois
com um
deitado, calado
Da tevê desligada
tão pouco usada
ninguém
briga pelo canal
Na garagem
saudade que vai
do fusca prateado de tempos atrás
hoje, sem carro, garagem emprestada
desconhecidos são
No armário as roupas com apenas um odor
tão poucas
mal passadas, amarrotadas
estão
As janelas sempre fechadas
somente chuva a bater nos vidros
então
É uma casa
nela faltam pedaços por todos os lados
A xícara caiu
lá ficou
em pedaços
esperando alguém
ajuda
para juntá-la
ninguém
ou aquele alguém
não veio
hoje não
tudo ficou
pedaços
A xícara verde
caída no chão.
Marcela Hebeler, novembro de 2001

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Oxford (Brazil). Porcelana branca, estampada em tons de azul. Cena de vilarejo com casas, carruagem e cavalos. Decoração bem semelhante a porcelanas inglesas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aniversário da Mariana

Hoje é o aniversário de minha netinha, Mariana: 3 aninhos, período em que nos deu muitas alegrias e felicidade. Só peço a Deus que a abençoe e proteja sempre.  Esta foto foi tirada logo que ela completou 2 anos. Muitos beijos, querida!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Conto do Amor

Autor: Contardo Calligaris
Capa: Claúdia Warrak/Raul Loureiro
Editora: Companhia das Letras
Lançamento: 11/4/2008

Analista do comportamento humano e colunista da Folha de São Paulo, Contardo Calligaris lançou em 2008 o seu primeiro romance, "O Conto do amor". A história começa com a visita do psicoterapeuta Carlo Antonini ao convento de Monte Oliveto Maggiore, na Toscana. Ali ele se depara com algo inusitado e que o faz relembrar o motivo de sua ida à Itália. Brincando com certos limites entre a imaginação e a vida real, o livro é recheado de surpresas, envolvendo um caso amoroso em meio à Segunda Guerra e seus desdobramentos (resenha UOL).

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Eslovênia

Selo da série "Poetas e escritores" da Eslovênia (pequeno país do Leste Europeu). Por coincidência, a série foi lançada no dia 19 de janeiro de 2001 (eu só vi isso agora, quando estava organizando as informações para a postagem).
Este selo foi feito em homenagem a Ivan Cankar, poeta, novelista e escritor daquele país. Foi desenhado para simbolizar o título de uma das mais famosas obras de Cankar, a peça "Uma xícara de café" (na língua original "Skodelica Kave").
Meu irmão, que coleciona selos sobre pintura, ao selecionar alguns encontrou este e resolveu me dar, pois seria interessante para o blog.

Xícara brasileira

Mini-xicara de café da marca Germer Porcelanas. Porcelana branca estampada com flor em tons de rosa e relevos brancos. Frisos cor de rosa.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Afternoon Tea

Quadro do pintor americano Harvey T. Dunn (1884-1952).

Duas chávenas

Tínhamos duas chávenas
em forma de meia lua
e uma triangular.
Quando alguém ia lá a casa
bebíamos os dois pelas meias luas
o convidado pela triangular.
Era uma regra da casa
nem escrita
nem pronunciada
apenas pressentida.
Até que alguém apareceu
e trocou os sítios das chávenas
a mim coube-me a triangular.
As regras eram mesmo assim
para quebrar
como as tartes
como as chávenas.
Será que ainda as podemos colar?

Ana Paula Inácio, poetisa e escritora portuguesa, nasceu em Porto, 1966. Vive na Ilha Terceira, Açores, onde é professora de Filosofia.

Xícara brasileira

Porcelana branca com barrados e flores em preto. Modelo grande. Presente proveniente da Tok Stok e presente dos meus filhos Adriana e Tim.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dona Xícara (rsrsrs)

Vejam o que eu achei em uma das minhas andanças pela net. Infelizmente, não registrei o site de onde tirei da foto. Se alguém souber, me avise que darei o crédito.
Vocês teriam coragem de se tatuar assim? Por mais apaixonadas por xícaras que fossem? Bem ... só se for a dona de uma famosa marca de café ou fábrica de porcelanas (rsrsr).

Xícara chinesa


Xícara de café proveniente da China, da marca Mont D'Oro Porcelain. Porcelana branca. Xícara e pires com barrado em lilás, com quadros circundados de amarelo e laranja, com flores brancas e amarelas.

Adoráveis gueishas na hora do chá

Mais um desenho de Kanako Kuno, artista japonesa diplomada pela Universidade Tama-Art de Tóquio, Japão. Desde 2005 ela vive em Paris, onde ilustra livros e publicidade. Ela tem também um site, chamado My little Paris, onde há sempre muita coisa interessante. Postei aqui outro desenho dela em 20-11-2011.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Xícara brasileira

Xícara de café, sem marca. Porcelana branca. Pires e exterior xícara com relevos na porcelana. e pintods com tinta perolada. Xícara com barrado com flores em tons de rosa, arabescos e frisos largo dourado.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Todo mundo tem ... e usa

ASTROS DE MÚSICA INTERNACIONAL
(1) The Beatles (Inglaterra)
(2) Paris Hilton (EUA)
(3) Ozzy Osborn (Inglaterra)
(4) David Gilmour [Banda Pink Floyd] (Inglaterra)
(5) John Lennon (Inglaterra)

Xícara inglesa

Xícara de café da marca Blue Churchill Porcelain  (Inglaterra). Porcelana branca decorada em azul com motivos chineses. Pires com dois barrados.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012