xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Amizade ... Carinho ... Tudo de bom!

Recebi nesta semana uma visita que me deixou muito feliz. Minha amiga (até então só pela net) Lenita Vidal veio com o marido até Piracicaba e me fez uma visita. Foi tudo muito rápido, mas valeu a pena! Foi ótimo conhecer o casal e pudemos conversar, falar de nossas famílias, das coleções e tomar um chá juntas. Mas ... nem sei como contar quantos presentes lindos ela me trouxe. Por enquanto vou mostrar somente a xícara maravilhosa, pintada por ela, que agora enfeita minha coleção.

Fotos: Lenita Vidal

Claro que vocês podem imaginar a minha alegria, não só pelo lindo presente, mas, principalmente, por poder conhecer um casal tão simpático a quem, agora, posso chamar de amigos.
Obrigada, Lenita ... Qualquer dia desses apareço aí, em Salto.

Ah, os outros presentes eu mostro outro dia.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Porcelana Real. Porcelana branca, pires e xícara com barra bordô decorada com animais e arabescos dourados. Larga faixa branca decorada em dourado, finalizada com rendas douradas. Asa dourada.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cabeçalhos da net

Este é o blog da Donna, do estado de Ohio, EUA, onde a gente encontra xícaras, patchwork, receitas ... tudo que eu gosto!
Vejam que simpática a assinatura dela:

Xícara japonesa

Xícara de café em porcelana branca, faixa marrom com enfeites dourados no pires e xícara. Pintados à mão. Medalhões em azul real com rosa dourada, arabescos e flores em dourado (tudo em relevo). O pires, bem mais conservado que a xícara, tem o dourado mais definido. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Xícara de café

Agora que tu tiraste o Punhal
que estava encravado em meu
coração.

Te faço um pedido singelo,
como você é uma artesã magica
que aprendi a admirar.

Transforme esse Punhal,
em uma Xícara de Café.

E quando for tomar um café,
talvez você consiga se lembrar
de algum momento que passamos
juntos.

Pois, eu quando tomo um café,
sempre me lembro dos bons
momentos que passei com você.

Não sei como sera minha vida
sem você, não esta muito fácil
para mim sua ausência.

Mas foi uma decisão sua, e só
você sabe o que é melhor para
você, e eu não sou esse melhor.

Você foi é e sempre sera o melhor
para mim, mas isso não tem a
minima importância.

Talvez, até isso, para você te
incomode, pode até ser,
eu agora não sei de nada.

Mas, por favor, não guarde
magoa de mim, não guarde
rancor, eu só quis te Amar.

E por te Amar tanto, tanto
te machuquei, me desculpe
por isso.

Faça uma xícara de café
e lembre-se, que eu te
Amarei por toda a Eternidade.
 
Marco Aurélio Tisi, dezembro de 2011


Jean Etiénne Liotard

Dois belos quadros do pintor suiço Jean Etiénne Liotard (1702-1789). Acho muito bonito o seu trabalho, rico em detalhes (vejam a renda, no decote, a pintura nas xícaras chinesas).
Madame Liotard and her daughter
 Still life: Tea set (1781). Hoje no J. Paul Getty Museum, EUA

terça-feira, 12 de junho de 2012

Somente aqui esses homens podem aparecer juntos tão pacificamente. Imaginem se estivessem todos tomando um café ou chá juntos ... hummmm, com certeza seria o início da 3ª guerra mundial (rsrsrsrs)

(1) Hugo Chavez (presidente da Venezuela)
(2) Barack Obama (presidente dos EUA)
(3) Lyndon Johson (ex-presidente dos EUA)
(4) Ernesto Rafael Guevara de la Serna, "Che" Guevara (argentino, foi um dos ideólogos e   comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959)
(5) Adolf Hitler (führer da Alemanha de 1939 a 1945, enquanto envolvida no maior conflito do século XX, a Segunda Guerra Mundial)
(6) Brian Cowan (primeiro ministro da Irlanda)

Xícara alemã

Xícara de café vinda da Alemanha, da marca Eschenbach Porzellan (Living collors). Porcelana branca decorada com desenhos sobre equitação sobre fundo de cores diversas. Pires com barra larga e os mesmos motivos.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bules xícaras e flores

E o novo ano deu a sua graça, trazendo uma chuva fria e constante sobre o Rio de Janeiro. Mas apesar do frescor das temperaturas e da animação das festas de “reveillion” carioca, o excesso das águas da chuva preocupam e nos deixam sempre em alerta… Nem sempre os meses de janeiro costumam ser muito gentis com a nossa cidade.
Enquanto isso, ficamos aqui quietinhos dentro de casa, esperando pela promessa de dias azuis em 2012 … Quem sabe eles serão até bem melhores do que imaginamos?
Mas dias cinzentos e chuvosos, neste início de verão daqui, com cara de inverno, nos convidam para uma tarde suave de chá e delícias… Quem dirá que não?  E brincando com as nossas recordações de criança, pegamos um bule, suas xícaras e um arranjo de flores e, na inspiração de uma tarde chuvosa, inventamos uma nova estória… Uma estória que nos leva pra bem longe… E se fecharmos os olhos por uns instantes, estaremos num reino dos contos de fada, morando num “cottage” perto de uma floresta encantada Um lugar onde as flores “falam” e os animais conseguem “conversar” com os seres humanos.

Ah, essa minha imaginação que tanto voa! (rs) Meus meninos riem muito quando conto essas estórias (rs).
Mas “voltando” à nossa casa, sorrio olhando para a porcelana à minha frente. O nosso lindo bule branco, muito antigo e delicado, foi presente do meu marido neste ano que passou. Veio acompanhado de 2 xícaras graciosas, que compõem um conjunto de pura beleza e delicadeza. As pinturas que retratam cenas da mitologia grega encantam os nossos olhos e a nossa imaginação! Já a formosura das pequenas xícaras acalma a inquietude da mente. E na espera pelo saboroso chá de frutas vermelhas, elas parecem tão contentes!
E sem que a gente perceba, uma atmosfera de suave encantamento envolve a nossa tarde chuvosa… Lembranças de outras tardes delicadas vêm à nossa memória e tudo fica mais calmo e em paz. Será efeito do chá, que ainda não preparamos, ou tudo é apenas fruto de recordações da nossa infância, quando a vida parecia tão mais simples e descomplicada?
Engraçado é mesmo a “mágica” que estas pequenas peças de porcelana nos traz.  Basta olharmos para elas e somos automaticamente transportados para um mundo distante, onde a beleza, a harmonia e a poesia se encontram… serão elas ”pequeninos portais” para o “Reino de Nárnia” ? (rs)
E o que dizer das flores, essas nossas queridas companheiras que suavizam e embelezam a nossa existência? Junto às porcelanas, são antídoto precioso contra a tristeza e inquietações da vida… pura beleza!
E, inspirada por essa nossa tarde repleta de românticas lembranças, desejo, de coração, que no nosso novo ano sempre haja lugar para momentos de puro encantamento, muita paz e muito amor!

Teresa, janeiro de 2012.

Publicado originalmente em htt
p://msgteresa.wordpress.com

Xícara japonesa

Conjunto de 3 xícaras de café em porcelana branca “casca de ovo”. Pintadas à mão com gueixas (quimonos azuis e vermelhos), galhos verde-escuros, detalhes rosados. Frisos vermelho escuro.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Exposição - Scrapbooking Digital

Esta é uma das 72 fotos que integram a exposição de Scrapbooking Digital que minha nora, Adriana Outeiro Jardim, está fazendo no Armazém 14-A do Engenho Central, em Piracicaba.
Adriana é arquiteta e fotógrafa, natural de Piracicaba. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP-São Carlos, 1990, atua em escritório próprio nas áreas de arquitetura e design. Fotografa desde 1998, com vários cursos e oficinas realizadas. Trabalha com scrapbooking artesanal desde 2000, passando para o scrapbooking digital em 2009.

A exposição, intitulada Crianças: Ontem ... Hoje ..., começou em 29 de maio vai até o dia 10 de junho. Vale a pena ver.

"A exposição se dividiu espontaneamente em seis temas percebidos como elementos comuns durante o processo de produção, nas composições sobre o universo da criança. No resultado final, o tempo se anula: crianças serão sempre crianças" (palavras da expositora.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Xícara brasileira

Xícara de chá sem marca em porcelana branca. Interior em tons de creme perolado. Pintada em verde claro perolado, com barrado em verde escuro e guirlandas de flores brancas. Medalhão com vaso de rosas cor-de-rosa e pequenas flores azuis.

Os selos e os sentidos


OS SELOS E OS SENTIDOS é o título de uma bela série, composta de 5 selos, um selo com vinheta promocional e um bloco, lançada em 2 de outubro de 2010 pelos Correios de Portugal. A emissão surgiu de uma proposta da União Postal para que fosse comemorado o bicentenário do nascimento de Louis Braille.
No bloco, realizado com a colaboração da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), toda informação escrita repete-se em caracteres Braille e no espaço restrito do respectivo selo, a palavra Braille também é legível sob as duas formas.
Os 5 selos da emissão são dedicados a cada um dos cinco sentidos e permitem experimentar reais interações físicas: o tato sente a tinta impressa em relevo, à saída da bisnaga; o olfato recebe o aroma da xícara de café; a visão detecta, nas lentes dos óculos, imagens holográficas que se alteram conforme a posição do selo; o gosto identifica sabor de baunilha na goma do selo; e o ouvido é sensível ao ruído da lima quando friccionada a sua superfície rugosa e áspera.


Dados extraídos do Informativo Filatelia 77 ( http://www.filatelia77.com.br)

Hoje este blog atingiu a marca de 50.000 visitantes, em 147.840 acessos. Estou muito feliz, pois amo fazer meu blog, escolher as postagens, conversar com vocês.
Obrigada, amigos, pela companhia e pelo carinho de todos.