xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Passeando pela net, deparei com estas pulseiras, feitas com recortes em xícaras de porcelana. Linnndas! A combinação das fitas de cetim com a porcelana ficou muito interessante.  Só tem uma coisa, eu nunca teria coragem de cortar nenhuma das minhas xícaras, nem para fazer a pulseira mais linda!

Todo mundo tem ... e usa

ATORES BRASILEIROS (2)
(1) Kayky Brito    (2) Larissa Maciel   (3) Karina Bacchi
(4) Jonas Bloch    (5) Malvino Salvador    (6) Filipe Galvão (Fiuk)

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Porcelana Schmidt. Porcelana branca, decalcada em preto com o logotipo comemorativo dos 85 anos do Jornal de Piracicaba, Tenho esta xícara desde 1985 e foi presente do meu chefe, Almir Maia, que era membro do Conselho Editorial do Jornal.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O designer coreano Sunhan Kwon uniu a paixão pelo design e o café e criou a Coffee Chair. Ela é feita de madeira laminada, em três cores: branco, preto e natural. Por causa da "asa da xícara" se torna uma peça inovadora pois acaba com a ideia de simetria que toda cadeira comum tem. Além de muito legal, é funcional, pois é o local perfeito para se pendurar bolsa, casaco ou sacola.  Ficaria muito bonita em cafeterias, restaurantes e também numa cozinha (por que não?) moderna.
 
Interessante cartão postal que é fornecido aos frequentadores do restaurante Famiglia Mancini, que tem uma renomada cozinha italiana em São Paulo. No verso, ele informa: coloque aqui o endereço de um amigo; nós pagamos o selo e colocamos no correio.
Eu guardei este porque ... vejam, em primeiro plano, a xícara de café. Sempre ela (rsrsrs). 

Xícara chinesa

Xícara de café proveniente da China, sem marca, modelo "concepts". Porcelana branca, fundo pintado em azul marinho. Decorada com flores, arabescos e frisos brancos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Haikai

na xícara antiga
santo chá do sabugueiro
três vezes ao dia

Kathleen Lessa, março 2011 


Este blog pertence ao jornalista Wander Veroni Maia, pós graduado em Rádio e TV, especializado em mídias sociais e jornalismo online, de Belo Horizonte, MG.
http://cafecomnoticias.blogspot.com.br/

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Xícara sul-africana

Hoje eu quero mostrar uma xícara que ganhei de meu sobrinho André. Ele foi de férias à África do Sul e me trouxe esta peça linda, que já está enfeitando minha coleção.
Xícara de café em cerâmica branca, muito delicada. Sem marca, traz no fundo a inscrição "Hand painted by Sam Intli-Art”. Muito colorida, com faixas de diversos modelos e frisos pretos. Galinhas de angola ao redor de toda a xícara, numa paisagem campestre. O pires é pintado de azul, com decoração lilás, amarela e faixa preta.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Emoticon

Ele não é lindinho? 
Mariana me trouxe ontem um brinquedo para jogarmos juntas: um jogo da memória. Ela ainda não é alfabetizada, aos 3 anos e meio, mas conhece a maioria das letras (principalmente pelos desenhos). E eu, adorei brincar com ela ... tentando ensinar como é o jogo da memória. Quando descobriu o X, ela deu um grito: "Vovó, pega essa xícara para sua coleção!" Xícaras ela conhece bem, agora ficou familiarizada com o X.



Xícara brasileira

Mini-xícara de café, sem marca. Porcelana branca, pintada à mão em tons de azul marinho por artesã de Piracicaba, SP, retrata os peixes (amarelos e laranja) do rio que atravessa a cidade. Tenho duas, uma em tamanho normal e esta mini (4,5 cm de altura). Logo vou colocar uma foto das duas juntas para verem a diferença.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Francesco Vinea

Intitulado "Afternoon tea", o belíssimo quadro de Francesco Vinea, pintor italiano (1845-1902).

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Porcelana Renner, modelo Medaillon. Porcelana branca, decorada com barrado largo, dividido em seções por friso preto e florzinhas, miolo amarelo. Cada seção abriga um círculo azul com pintinhas pretas e centro em amarelo.

Donatelo, o escritor. A xícara de café

     O cheiro do café tinha um gosto saboroso, Donatelo podia quase degustá-lo. Era forte, como as coisas da natureza tendem a ser. Mexeu um pouco na xícara, a fumaça subia, espalhava-se por toda a cozinha, o líquido ainda estava muito quente.
     Era engraçado encarar o café, ali, movendo-se lentamente ao balançar de suas mãos; negro, impenetrável. Donatelo o olhava, fascinado. Como as pessoas gostam desse líquido escuro! E como ele é misterioso. Outro dia, passava em uma loja e notou que existiam mais de cinqüenta tipos diferentes de café. Era um para cada gosto, as formas das mais variadas. De certo, era uma bebida democrática. Existia uma para cada tipo de pessoa. Assim ninguém precisava experimentar nada de diferente, ele pensava. No fundo, era como as pessoas de sua rua, cada um escolhia o seu grupo e ficava por lá, alheio aos outros sabores.
     Olhou o café na xícara, a fumaça diminuía, agora já subindo lentamente até a ponta do nariz. Como o cheiro era gostoso! Abria sua mente, disso tinha certeza; sentia-se mais sábio.
     O líquido lhe pareceu mais escuro, talvez por causa da temperatura fria. A forma tinha se modificado lentamente. Tratava-se de fato de uma bebida intimamente ligada às formas. Talvez por isso fosse tão consumida por tanta gente e em tantos níveis da sociedade. Aqui, ninguém parece dar muita importância ao conteúdo, interessam a forma e o efeito. E isso o café tem muito! O cheiro toma toda uma sala e a bebida, pelo que dizem, faz as pessoas trabalharem ainda mais rápido.
     Com um sorriso no rosto, Donatelo se levantou, pegou a xícara com cuidado e jogou o conteúdo na pia. Ele gostava muito do cheiro do café, ajudava-o a pensar. Mas assim que ele esfriava, já não tinha mais graça, era hora de se preocupar com seus outros afazeres. O gosto... esse era terrível. Achava peculiar que o cheiro fosse tão bom.


Leonardo Schabbach, agosto/2010
Publicado originalmente no blog /www.napontadoslapis.com.br

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Presentes ... pingentes ... carinho ... amizade ... delícias!

Eu já deveria ter feito essa postagem, mas fui adiando, depois não gostei das fotos ... enfim, estão agora aqui.

Vocês devem ter visto meu post do dia 28 de junho, quando mostrei a belíssima xícara de chá que me foi presenteada pela Lenita Vidal (http://lenitavidal.blogspot.com.br). Eu disse que ela veio acompanhada de outros presentes ... todos lindos e cheios de carinho. Havia saquinhos de chá especial, pauzinho de canela, saquinho de Capuccino, saquinhos de adoçante. Além disso, a linda caixa enfeitada com rosas trazia também uma delicada miniatura de xícara dourada, enfeitada com galho de rosas (um pingente, com corrente e tudo) e dois outros pingentes de porcelana, pintados com rosas e a inicial do meu nome. Vocês não acham que é demais? Cada vez que eu pego em uma das peças me admiro com todo o carinho e amizade ali demonstrados.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Xícaras brasileiras

 
Xícaras de café de prata 90 da Manufatura Eberle. Elas têm gravadas, nas xícaras e nos pires, uma guirlanda onde estão inscritos os nomes de um casal (Rubem e Lila) e a data das bodas de prata (18-3-1969).  Há alguns dias eu mandei para dar um banho de prata nas duas (elas estavam bem manchadas) e elas ficaram lindas. Minha amiga disse que não deveria ter feito isso, elas devem guardar as marcas do tempo ... mas elas têm a marca do tempo na data gravada. Eu comprei as duas no Mercado Livre e fico pensando ... quem vendeu? Algum filho? Não sei, mas dá para imaginar um punhado de estórias olhando para as duas e é isso que me encanta na minha coleção, a história e as estórias que entrevejo por trás das peças.

 
Com estas xícaras estou abrindo um novo marcador, que chamarei "Meus pares", para mostrar alguns pares que eu tenho.