xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 18 de abril de 2013

A xícara e o jornal



Este reclame (assim era chamado à época) anunciava a circulação de novo jornal diário na cidade de São Paulo: Jornal da Tarde, ou simplesmente JT. Sua primeira edição circulou em 4 de janeiro de 1966 e a última, mais de 46 anos depois, em 31 de outubro de 2012.  Inicialmente era vespertino, mas passou a matutino em 1988 por causa da piora no trânsito da cidade que atrasava a distribuição no começo da tarde.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fabrício Carpinejar

Para o amor, um banco de praça já basta.
Ou ficar na frente de um portão.
Ou uma xícara de café.
Amor mesmo é um filme de baixo orçamento.

Fabrício Carpinejar

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Porcelanas Schmidt, coleção Classic. Porcelana branca. Pires e xícara com barrados nas cores preto, azul real e dourado. Elegante.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O'Solloc Tea Museum

O Museu do Chá de O'Solloc (O'Solloc Tea Museum)  está localizado na ilha de Jeju, na Coréia. Ele mostra ao visitante tudo sobre a cultura do chá no país e na Ásia, em geral. O prédio do museu tem a forma de uma xícara de chá e o jardim é ornamentado por duas duas imensas xícaras.





O Museu possui uma galeria onde pode ser apreciada uma coleção de xícaras de chá de mais de 100 países. Outra galeria mostra cerca de 60 diferentes tipos de chás de países como Coréia, China, Japão e outros.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Antigo anúncio japonês

Anúncio japones, publicado nos anos 1900-1920-. A xícara de chá não tem asa, como é costume no oriente.

Mário Quintana

Xícara japonesa

Delicada xícara antiga (da década de 1940) em porcelana "casca de ovo", mais um presente que ganhei no Natal de minha amiga Bia Vicentini. Perolada, pintada à mão, tem belas flores azuis e galhos.
Minha amiga Cássia Remunhão, maravilhosa artesã, blogueira, colocou este desenho no Facebook, informando que as senhorinhas aí são o símbolo do patchwork (técnica que ela domina com perfeição). A foto é da Revista dos Viajantes.
Sempre ela, a xícara, compondo os cenários. Amei!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Xícara brasileira


Xícara de café da marca Porcelana Beatriz, fábrica que funcionou de 1978 a 2001 em Natal, RN. Porcelana branca, com dois frisos em azul. Xícara com medalhão e 2 Bs (Bleu, Blanche)

Decorando com xícaras e velas

Vejam que ideia interessante para decorar uma mesa de chá ou, até mesmo, de uma refeição. As velas podem ser montadas em xícaras, combinando as cores com a toalha da mesa e colocando algumas gotas de perfume que exala quando elas são acesas.
Beeemmm ... confesso que não tenho coragem de fazer isso com as minhas xícaras, mas algumém pode gostar, não é? Fica a ideia.

Uma linda abertura de blog


Blog de Giuliana Bastos - jornalista, escritora, blogueira. É editora da Revista Expresso e autora do livro “Dicionário Gastronômico - Café com suas Receitas” (já citado aqui neste blog).

Xícaras isabelinas

 
Duo de xícaras de café e chá isabelinas. Porcelana em tom perolado, com recortes e detalhes em verde e dourado. Frisos e asa dourados. As asas das xícaras têm um desenho bem peculiar. Interessante registrar que elas não foram adquiridas juntas, foram compradas em épocas diferentes e sem eu notar a semelhança. Quando chegou a segunda (a de chá) e eu fui colocar na cristaleira é que notei (eu coloco separadas, mais ou menos, pela cor).

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Xícara de chá

Aceita uma xícara de chá?
Olhei para uma xícara e me veio a mente esse pensamento: a vida é uma xícara de chá. Por quê? Porque às vezes é fria, às vezes quente, às vezes cheia, às vezes vazia. Porém sempre frágil como uma xícara de chá. Às vezes amarga demais, às vezes doce demais ou às vezes no ponto como queremos. Porém, curta demais como o conteúdo de uma xícara de chá. Mas, a xícara de chá não vem sozinha. Vem sempre acompanhada de uma mãozinha.

Thainá Lessa, maio 2010