xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Xícara americana ou chinesa?

Esta xícara de café, que eu ganhei de presente de minha "teacup friend" Jeannine LeCompte é muito linda! Porcelana branca. Pela pintura feita à mão, parece uma xícara chinesa, mas veio dos EUA. Pintada à mão com pássaros e flores. Friso largo azul real com arabescos em dourado na xícarara e no pires. Friso dourado na asa.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Xícara de chá



a xícara cai
cacos ao chão, mas o chá
ainda é chá



Ivanita, julho de 2009
Publicado originalmente no blog http://petalosdelapalabra.blogspot.com.br

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Porcelana Schmidt, modelo Futurum, para uso diário. Porcelana branca decalcada com galhos de morangos e pequenas flores amarelas.

A dama e a xícara

Vejam que bela esta propaganda produzida no período compreendido entre 1890 e 1920. Elas, sempre elas [as xícaras] são ponto central no desenho.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Xícara chinesa

Xícara de café proveniente da China, da Gold Collection-Presentti, Italy Style. Porcelana fina branca, frisos dourados, decorada com flores em tons de azul.

Xícaras e nostalgia

     Sempre gostei de objetos e móveis antigos, que muitos  chamam carinhosamente de “velharias”.  Venho ao longo dos anos colecionando algumas peças. Normalmente ganho quando alguém quer me agradar ou simplesmente se “livrar” de alguma coisa.
     Todas contam uma história, e a maioria delas tem um significado especial pra mim, como por exemplo,  uma jarra linda que uma amiga ganhou no seu casamento uns 50 anos atrás, e me surpreendeu quando enviou a jarra, delicadamente embrulhada, numa viagem de mais de 500 km. Invariavelmente quando limpo a jarra, me lembro de seu sorriso fácil  e dos dias que dividimos sonhos e também muitas frustrações.
     Numa fase de mudança e cortando o vínculo definitivamente com uma região geográfica, a necessidade de visitar alguns amigos é gritante. Ontem foi um desses dias.   Ao passar boa parte do dia com uma amiga que conheci quando  estávamos grávidas dos nossos caçulas, e os  nossos lindos bebezinhos estão hoje com quase 21 anos, não posso deixar de constatar que o futuro chegou!
     Fiquei saudosa e nostálgica na viagem de volta. Dei que  minha amiga  vai reler esta frase..., vai rir ...  e não vai acreditar... mas é verdade.
      Uma saudade esquisita, aquela sensação que eu detesto: “parece que não aproveitei o bastante!”
       Ri sozinha com algumas lembranças, e me deu vontade de chorar com outras... fiquei só na vontade...

Somos tão iguais... e tão diferentes...
Eu gosto de “velharias”, ela gosta do contemporâneo.
Ela é sensível e amável. Bem, eu sou racional e amável
bem de vez em quando...  
Ela fala com cuidado usando delicadamente as palavras...
e eu ...não gosto muito de atalhos!
Ela já me irritou com sua maneira polida e  delicada,
e já se magoou com minha racionalidade áspera e ácida. 
Por outro lado, compartilhamos as mesmas preocupações com filhos,
temos a mesma fé,
gostamos de cafezinho e de um docinho depois do almoço.

     Acho que nestes vinte e poucos anos já vivemos intensamente uma amizade, e posso dizer que admiro muito minhas outras amigas, mas sem dúvida ela é a mais bonita, e juro, não é porque continua magra!
     Estou ficando velha e nostálgica, que raiva!!
     Voltemos aos objetos significativos. 
     Ao nos encontrarmos ontem, a primeira coisa que vi foram  duas xícaras antigas me esperando. Minha amiga separou  cuidadosamente  as xícaras que foram de sua mãe. Eu sei mais do que ninguém o amor e carinho que ela teve por sua mãe! Acho que foi isso que me fragilizou desta maneira.
     Trouxe as xícaras com todo cuidado e com certo medo... pois sou, digamos um pouco desastrada...
    Mais do que fazer parte da minha pequena coleção de “velharias” elas serão como um memorial da nossa amizade. Quando um dia meus netos perguntarem: “e estas xícaras vovó, de onde vieram?”  Vou ter que sentar e contar a história de amizade que construímos, e como quase todos os idosos, vou caprichar nos detalhes, repetir inúmeras vezes as mesmas coisas, trocar alguns nomes...  e sentir uma saudade danada de um tempo que passou.

    Obrigada  Vera Eunice, por fazer parte das minhas melhores lembranças!
 
      Nunca a chamei pelo nome completo, para mim é simplesmente Vera, mas para que não haja dúvidas...

Denise Moraes, 16-12-2012



Pintura com café: Dirceu Veiga

O café está presente no dia-a-dia de grande parte das pessoas através do mundo: brasileiros, norte-americanos, europeus, todos apreciam o gosto e os efeitos da café e agora, graças ao artista Dirceu Veiga, é possível apreciá-lo em obras de arte. O ilustrador curitibano faz arte a partir da bebida diária de tanta gente. E tudo muito bonito! 
Ele é ilustrador comercial desde 1994, especializado em ilustração infantil e realista, cartum, design de ícones, criação de personagens e quadrinhos. Passou por diversas editoras e agências, até abrir seu próprio estúdio em 2001.
O projeto “Coffee Art” (técnica de pintura com café sobre papel)  é feito com especial atenção a, por um lado, pinceladas cuidadosas, por outro lado, a torra controlada dos grãos. Foi nas tradicionais cafeterias curitibanas que Dirceu  começou a juntar duas formas de arte: a arte de pintar com a arte de fazer um bom café. Ele usa apenas café expresso e assim dá forma e significado às manchas de café que caem sobre o papel, criando uma nova maneira de apreciar essa bebida e dando à inspiração um novo sabor.


terça-feira, 11 de junho de 2013

Belo par de xícaras brasileiras

 
Aqui estão as duas juntas. Engraçado, ao fotografar elas parecem do mesmo tamanho, mas é ilusão de ótica: a que está mais atrás é meio centímetro menor. Parece pouco, mas em uma xícara é bem significativa a diferença.

Mais uma bem brasileira!

Ei!  Parece a mesma da postagem anterior, mas não é. Esta é a mini, que comprei junto com a outra na feira hippie.
Esta aqui tem 4,5cm de altura x 4,5 cm de diâmetro. Também é linda!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Xícara bem brasileira!

Xícara de café, sem marca, comprada na feira hippie de Piracicaba. Porcelana branca pintada à mão por artesão de Piracicaba, tem  5 cm de altura x 5 cm de diâmetro. em cores bem fortes: laranja, azul real, amarelo – motivos geométricos, frisos e asa em preto. O pires tem faixa mais larga em laranja.

Todo mundo tem ... e usa!

ESTADISTAS
(1)    David Cameron (primeiro ministro da Inglaterra)
(2)    Dimitri Medvedev (primeiro ministro da Rússia)
(3)    (3) Vladimir Putin (atual presidente da Rússia, foi presidente de 2000 a 2008 e Primeiro Ministro de 2008 a 2012)
(4)    John Kennedy (presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963)
(5)    George W. Bush (presidente dos Estados Unidos de 2001 a 2009)
(6)    José Luiz Zapatero (primeiro ministro da Espanha)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Vejam os cabelos!

Propaganda de Nescafé de 1940, publicada nos Estados Unidos.

Xícara bem brasileira!

Xícara para café, sem marca. Presente de minha amiga Bia Vicentini,  confeccionada no Armazém da Maria, de São Carlos, SP. Latão pintado à mão (linda!): fundo laranja, motivo floral bem delicado. Sem pires.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Uma flor e uma xícara de café

Já teci sonhos dourados
com fios recolhidos no baú;

viajei pelo infinito... pousei no luar...


Já amei com volúpia e ternura,
numa suave loucura de ser
a eternidade de mãos dadas...


Depois, a quietude sonâmbula
me deixou só... no chão sentado.
Mirando o horizonte com saudade...

Embora, resta-me a fumaça,
com nuvens e paisagens, no sopro
do cigarro... um xícara de café quente
e a velha flor seca... no livro fechado.

Jorge Bichuetti, julho de 2012 

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Porcelanas Schmidt. Porcelana branca, frisos dourados. Faixa com grega preta e marrom claro. Barra larga em creme com rede marrom claro e decalque de flores.

Henry Salem Hubbell

Quadro do pintor americano Henry Salem Hubbell (1870-1949) intitulado Tea time. Hubbell foi um dos últimos pintores pertencentes ao Círculo Giverny de pintores impressionistas americanos, isto é, pertencia à escola de Claude Monet.