xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Xícara brasileira (especial)


Aparentemente uma xícara comum, dessas que são usadas em escritórios para servir café aos clientes. Mas, para mim, cheia de significado e lembranças. Quando se formou em Arquitetura, em dezembro de 1989, meu filho Tim conseguiu um estágio em um grande escritório de Arquitetura em São Paulo, hoje denominado Batagliesi Arquitetos+Designers. Ficou dois anos, com uma pequena remuneração, mas foi um grande aprendizado para ele. Passou por outros escritórios em São Paulo até que resolveu se estabelecer profissionalmente em Piracicaba.
Quando estava lá, me trouxe, num final de semana, uma xícara com o logo do escritório. Estava orgulhoso de ter tomado coragem e pedido a xícara ao chefe, explicando que eu colecionava.

Xícara de café da marca Schmidt. Porcelana branca, com quadrado em preto com logotipo da “Batagliesi & Carvalho Arquitetos Associados”, pires com friso preto.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Xícara maluca

xícara maluca é mais um dos brinquedos que as crianças mais apreciam nos parques de diversões. É um brinquedo muito divertido e colorido e chama a atenção delas.
Praticamente em todos os parques de diversões ao redor do mundo este brinquedo faz enorme sucesso. 
Só para citar alguns, elas estão nos parques da Disney nos Estados Unidos, Europa e Japão, no Beto Carrero World (Brasil). Além disso, mesmo em parques mais modestos, desses que se instalam na periferia das cidades ela está lá para alegria da garotada.


Mini-xícara brasileira


Mini-xícara de café sem marca. Porcelana branca, frisos pretos. Xícara e pires decalcados com figura do Trio Nordestino. No pires a inscrição João Pessoa, PB, Brasil. Comprei no aeroporto de João Pessoa em agosto de 2012. 

Árvore de Natal de porcelana reciclada



Na pequena cidade de Hasselt, na Bélgica, designers da empresa de comunicação MOOZ construíram uma maravilhosa árvore de Natal no centro da cidade inteiramente feita de xícaras e pratos de porcelana. 5.000 xícaras, pratos e bowls foram doados pelos habitantes da cidade para a construção da árvore de 30 pés de altura.
As fotos (detalhes) mostram como árvores feitas de material reciclado podem ser lindas.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Xícara verde

Ofereceste-me uma xícara de café. Quente e forte, numa xícara enorme, verde, uma xícara de chá que serviria para café. Adquiri este meu hábito quando trabalhei nos Estados Unidos: tomar café em xícara grande. Não cheguei ao cúmulo de abandonar o café forte e aderir ao café aguado, mas simplesmente aumentei a quantidade.  Visitava-lhe a pretexto de lhe mostrar alguns textos recentes e discutir uma ideia que surgira para um livro. Fazia tempo que não lhe visitava e ansiava por poder deixar o tempo da tarde correr sem hora em companhia dela, sem ter o ponteiro do relógio como carrasco.

Observei os belos olhos castanhos a percorrer as páginas, enquanto tentava adivinhar seus pensamentos, sua crítica, sua impressão, sua reação, um eventual elogio, algum sinal, alguma emoção. Esboçaste um leve sorriso ao ler uma frase perdida no texto. Tranquilizei-me. Senti uma alegria interna, contida, mas uma leve aceleração do ritmo cardíaco persistia.

Distrai-me quando ajeitaste uma mecha de cabelo que caíra-lhe sobre o rosto, empurrando-a por detrás da orelha. Percebi o brilho do teu olhar, a vivacidade e a beleza tranquila de um rosto jovem, que escondia com maestria a idade verdadeira. Sem tirar os olhos do papel, tomaste um gole de café. O café era um momento sagrado e o silêncio que dominava o ambiente transmutava a literatura num ato quase religioso. Não a interrompi. Esperei pacientemente imerso numa longa admiração de seu rosto.

Sobre o centro da mesa, havia uma pequena vasilha com grãos de café torrados e cujo aroma só era percebido quando se aproximava o olfato da peça de decoração. Cada grão parecia representar os inúmeros segredos que compartilhávamos; cada grão era um ano de uma amizade talhada nas palavras, na escrita e na paixão pela leitura.


O sol se punha e uma leve penumbra abraçava o ambiente. Só então, ao ler a última folha, olhou-me com um sorriso. Não havia necessidade de palavras; antes de falar tinha a certeza de que havia gostado do texto. Como tantas outras vezes, bastava um olhar para que nos entendêssemos. Desta vez, porém, estava determinado a quebrar o silêncio e a romper a barreira do temor. Não arredaria o pé daquela aconchegante casa sem antes derramar meu coração sobre mesa. O tempo não seria mais complacente comigo. 

Renato Bueloni Ferreira, 22-10-2012

Xícara brasileira

Xícara de café da marca Porcelanas Schmidt. Porcelana branca, com frisos dourados, faixa cinza. Toda a volta com guirlandas de flores rosa, verdes, brancas. Pires sextavado.