xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A xícara e o sabor

Xícaras são apenas questão de gosto? Sim, porém não apenas no sentido de preferência! Parece que o tipo de xícara pode influenciar no gosto do próprio café.

Não vou expor razões científicas para isso, tampouco vou tentar provar que estou certo. Apenas vou falar de uma experiência possível a qualquer leitor.

Experimente um café espresso bem tirado e de boa qualidade em duas xícaras diferentes. Mas tem de ser a mesma extração (basta usar as duas saídas do filtro da máquina de espresso, simultaneamente).

Uma pequena e cônica, com a boca estreita. A outra, deve ser de boca larga, preferencialmente grande dessas de tomar café com leite ou chá. 

Verifique se sente diferença entre o sabor de cada um deles. Cada um terá sua resposta. Mas a minha é afirmativa.

Fiz essa experiência algumas vezes no Coffee Lab, em Pinheiros (São Paulo, SP). 
De início esperava não notar diferença. Mas achei o café da xícara maior mais saboroso. O gosto é mais suave e agradável.

Dizem os baristas do Lab, sob orientação de Raposeiras, suponho, que isso ocorre devido ao maior contato da bebida com o ar. A reação química consequente, seria favorável à liberação dos componentes aromáticos do café.

Não posso concordar ou discordar do argumento. Seria necessário ter mais conhecimento sobre química do que tenho. Espero que Raposeiras o tenha!


No fim, a questão é puramente de gosto, mesmo!

Publicado originalmente no blog http://apreciecafe.com/about em fevereiro de 2013.

Esta interessante estante foi criada por Scott Backwell, da "Creative Wood Furniture". 
Ele afirma que construiu as peças de modo que, de frente, parece que uma entra dentro da outra. Acho que não falta inventar mais nada ... Será?

Xícara chinesa


Xícara de chá trazida dos Estados Unidos por minha cunhada Lígia, mas fabricada na China da marca Green Gracie Bone China. Porcelana branca, com barrado em verde, com flores douradas. Ramos de flores verde em toda a volta da xícara e do pires. Frisos dourados.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sétima chávena

A primeira chávena humedece os meus lábios e a minha garganta.
A segunda chávena termina com a minha solidão.
A terceira chávena procura libertar o meu espírito.
A quarta chávena eleva-me 
e todos os males da vida dissipam-se pelos poros da minha pele.
Na quinta chávena estou purificado...
A sexta chávena chama-me para o reino dos imortais e 
a sétima chávena 
- ah! mas já não pude aguentar mais.



Adaptação livre de poema chinês da Dinastia Tang

Xícara japonesa


Xícara de café proveniente do Japão, da marca KKK. Porcelana casca de ovo branca. Exterior e pires pintados à mão em tons de verde. Desenhos dourados e friso em relevo em toda a peça. Asa dourada.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mini-xícara brasileira


Mini-xícara de café da marca Porcelana Schmidt. Porcelana branca, frisos prata. Barrados em cinza claro. Toda decorada com guirlanda de flores em tons de rosa, verde claro e branco.
Estes dois quadros são do ilustrador e pintor inglês George Dunlop Leslie (1835-1921). Ele nasceu em uma família de artistas: o pai (Charles Robert Lesli) era um pintor notável, o tio, a irmã e seu filho (Peter Leslie) também foram pintores conhecidos. Ele dizia que pintava com o propósito de mostrar “retratos do lado ensolarado da vida doméstica inglesa”.

Teacup dress

O artista chinês, de Pequim, tem 43 anos e projeta roupas montadas com cacos de porcelana. Não é porcelana comum, mas das Dinastias Song, Ming, Yuan e Qing.

As peças são muito caras, pois cada uma exige 3 meses de trabalho do artista para selecionar as xícaras de porcelana, queimar, fragmentar, acertar os pedaços, polir e, finalmente, juntar cada uma para dar o formato ao modelo final.  Os cacos são costurados em uma roupa de couro para fazer suas criações, que podem ser peças do vestuário feminino ou masculino, produzindo peças muito belas e frágeis.

Li já criou, em 2010, uma releitura da Clássica Pólo da Lacoste para a série Holliday Collector da famosa marca Lacoste. A peça é azul e branca e contém estampa de cacos de porcelana chinesa com desenhos de crianças e a flor de lótus. A peça de porcelana criada para a Lacoste está em exposição no Musée dês Arts ET Métiers em Paris.





Lady Gaga já usou em um de seus shows peças produzidas por Li Xiaofeng.