xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Xícara atinge goleiro em partida de futebol

Esta notícia não é muito nova ... mas como curiosidade é interessante. Foi publicada na Folhapress em 7 de março de 2013:

"Futebol-Palmeiras 3: Atingido por xícara, goleiro sofre corte na cabeça

SÃO PAULO, SP, 7 de março (Folhapress) - O goleiro Fernando Prass disse que foi atingido por uma xícara atirada contra o meia Valdivia na confusão entre jogadores do Palmeiras e membros de uma torcida organizada no aeroporto de Buenos Aires.
Ele relatou que sofreu um corte devido à agressão e que precisou de atendimento médico. "Jogaram uma xícara no Valdivia e acertaram em mim. Levei três pontos na cabeça e tive um corte na orelha", escreveu o arqueiro palmeirense em sua conta no Twitter.
Ferido, o goleiro foi atendido pelo médico Rubens Sampaio, com o auxílio do massagista Serginho.
Os torcedores que participaram da confusão prestaram depoimentos à polícia argentina, foram liberados e também estão retornando para São Paulo."

Que isso, gente! Xícara também serve para agredir? Outro dia coloquei aqui a notícia sobre um assalto em que o ladrão ameaçava as pessoas com uma xícara de café quente ... e agora essa?

Mini-xícara brasileira


Mini-xícara de café que eu comprei no aeroporto de João Pessoa, Paraíba (uma cidade linda onde fomos passar uma semana). Porcelana branca, frisos pretos. Xícara e pires decorados com foto da cidade. 

As xícaras que são mais velhas que eu

Peraí, gente, não sei se as xícaras são mais velhas do que EU, Irene. São mais velhas que a Karina, que colocou a história no seu blog [http://opus-21.blogspot.com.br]. E como as histórias das xícaras sempre mexem comigo, resolvi reproduzir aqui. Não é uma delícia? Escreve a Karina:

    Essas xícaras têm uma história incrível.
    Elas são rosas, com detalhes em ouro, e foram feitas especialmente para o Copacabana Palace e seus ricos frequentadores, a quase 100 anos atrás.
    Esse par foi dado como presente de casamento para uma socialite dos anos 50/60, e um par azul foi dado ao marido dela; assim eles podiam beber chá, whatever, cada um em suas xícaras e terem uma de cada cor para os filhos.
    Esse casal teve uma filha somente. O pai teve câncer e morreu, não lembro a época. A mãe se matou, pois não conseguia viver sem o marido.
    A filha, muitos anos depois, contou essa história a minha tia, que foi "enfermeira residente" na casa dela na Lagoa. Ela deixou as 4 xícaras para minha tia antes de morrer.
    Minha tia ficou com o par azul e deu o par rosa para minha vó. Isso há 5 anos. A casa da minha vó sempre foi um refúgio para mim. Eu sempre babei nessas xícaras. Nesses tempos pra cá, eu estava muito muito mal, e minha vó, a coisa mais linda, embalou as xícaras com todo cuidado e mandou para mim. 

Karina Aguiar, 7 de novembro de 2012

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Feliz 2014!

Hoje, 2 de janeiro de 2014, quero começar a partilhar com vocês um calendário personalizado feito para mim pela minha nora, Adriana Outeiro. Há 3 anos ela me dá um calendário no Natal para o ano seguinte. São todos muito bonitos e eu os guardo com carinho. Mas neste ano ela se superou: vou postar uma página por mês, pois são todas decoradas com xícaras.
Obrigada, Adriana!