xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 28 de março de 2014

Guerra dos sexos


Na telenovela Guerra dos Sexos, produzida e exibida pela Rede Globo entre 1º de outubro de 2012 a 26 de abril de 2013 (179 capítulos), Glória Pires interpreta uma empresária da área de moda. Em seu escritório ela tem uma sofisticada máquina de fazer café, que é sempre servido em elegantíssimas xícaras de porcelana branca, com alças, suporte e pires em inox.
Segundo o site de vendas da Globo, estas xícaras foram campeãs de vendas durante a exibição da novela.

Xícara brasileira


Pequena xícara de café da marca Porcelana Bela Vista. Porcelana branca com frisos vermelhos,  decorada com desenho de carneirinho em preto e cinza. Coração e fitas em vermelho. Os desenhos são feitos como se fossem um bordado em ponto cruz.
 
Tenho certeza que as gatinhas vão adorar esses dois modelos de prendedores de cabelo. E não é que as pequenas xícaras ficaram bem charmosas?

sexta-feira, 14 de março de 2014

Xícara japonesa


Xícara de chá pequena, bem delicada. Porcelana "casca de ovo" pintada à mão com flores em laranja, galhos e um pequeno pagode ao fundo. No verso a inscrição "Nipon".

segunda-feira, 10 de março de 2014

Xícara

Xícara 


algo absurdo sem explicação
de uma realidade concretíssima.
uma xícara vazia em uma mesa
solitária e abandonada por especulações metafísicas .
Branca
objeto sem uso, contendo imponderâncias
sem perguntas. Exercendo a presença
diante de niguém.
Branca, vazia e xicara
comunicando disfunções.
Aberta
esquecida em uma mesa,
uma xícara em desuso,
sem deuses para
tomar dela o conteúdo.

Antonio de Souza, poeta pernambucano, 23 de setembro de 2011.
Publicado originalmente no site http://facadax.com/tag/antonio-souza

Xícara japonesa


Mini-xícara de café da marca japonesa Kutani-Kosen. Porcelana branca, decorada com galhos de bambu  e pássaros, frisos dourados.asa diferente, 4 pés.  Xícara e pires quadrados. Esta xícara foi comprada nos Estados Unidos e presenteada por meus sobrinhos Carlos e Juliana Macedo, que moram em Dayton, Ohio. Muito delicada, uma lindeza!

Joseph Lorusso (2)


Hoje estou colocando aqui mais quatro quadros do pintor norte-americano Joseph Lorusso. Os primeiros foram postados em 10 de julho do ano passado. As cenas do cotidiano retratadas por ele trazem xícaras, estrategicamente colocadas para completar o cenário.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Xícara brasileira


Mini-xícara de café sem marca. Porcelana branca, pires e xícara pintados à mão em verde.

Café Amargo (1)

Título: Café Amargo
Ilustração da capa
: uma xícara de café
Autor
: José Carlos Tórtima
Editora
: Ed. Oito e Meia
Lançamento
: 31/7/2012
Depois de publicar livros específicos sobre o Direito, o advogado criminalista José Carlos Tórtima apresenta seu primeiro romance. O livro narra uma estória verídica, da época da ditadura do Estado Novo, quando o presidente Getúlio Vargas apaixonou-se pela atriz Ainée. Com todo os poderes que um presidente tinha em um período ditatorial, ele tentou interferir no romance dela com o médico Eurico, que chegou a ser perseguido pela polícia política comandada por Filinto Muller, mas resistiu a toda a pressão.
Cedeu, porém, ao preconceito da sociedade contra as atrizes que, na época, eram mal vistas pela sociedade, a ponto de serem registradas na mesma delegacia policial que cuidava das prostitutas. Entre os personagens reais da história contemporânea, Tórtima inseriu personagens ficcionais (resenha do Jornal do Brasil). 

Na praia ...


Xícaras sempre estiveram presentes nas mais diversas situações ... mas essa propaganda de 1939 é demais! Imaginem se alguém vai tomar chá na praia, de sapato de salto alto ... 

Xícara japonesa


Porcelana branca “casca de ovo”, tem no fundo do pires uma marca com caracteres orientais e um H. Xícara e pires são decorados com castelos, árvores, moinhos em vários tons de azul. Barrado com desenhos. Detalhes em vermelho e dourado. 

segunda-feira, 3 de março de 2014

Março 2014

Aqui a página de março do meu Calendário especial, presente de Adriana Outeiro Jardim.