xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


terça-feira, 29 de abril de 2014

Nori drinking tea




Quadro da desenhista norte-americana Karin Dru Muerther (ela assina seus trabalhos como Kari Dru)
Este quadro é de 2010 e se chama “Nori drinking tea”.

 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Xícara brasileira




Mini-xícara de café sem marca. Porcelana branca,  pintada à mão, com ramos de violetas roxas, frisos e asa dourados

Uma xícara de luz


nferior do formulário





Ingo Maurer e Fabien Dumas  
"Dar uma pausa para tomar um cafezinho remete a momentos de relaxamento e prazer. Pensando nisso, os designers Ingo Maurer  (alemão) e Fabien Dumas (francês) criaram a irreverente luminária Au Lait ("ao leite" em português), em forma de xícara de café. Eles são baseados na Alemanha.
Feita para pendurar na parede, a peça é perfeita para dar aquele toque de humor a ambientes como cozinhas e copas.
Como o próprio nome diz, a Au Lait é composta por cúpula em forma de xícara, pires e até uma colher prateada que serve para ligar e desligar a luz. Unindo arte e design funcional, a peça ilumina e decora ao mesmo tempo e ainda conta com um tipo de braço móvel que permite ajustar a peça na posição horizontal ou vertical. A luminária ainda está disponível em três cores – preto, que remete ao café, branco, que imita o leite, ou marrom, que dá alusão ao cappuccino".

  •  Texto de divulgação publicado na Revista Marie Claire (novembro 2012)
  • Adorei as peças: muito bonitas, de bom gosto, cores fortes e sugestivas. E, reparem no detalhe do acendedor ... queria uma dessas!
Adoro essas propagandas antigas. Esta é de 1950.

Aldravia


xícara
doce
com
aroma
de
carinho

Anamelia Freire, 16-11-2013 (publicado originalmente no Site "Recanto das Letras").

A ALDRAVIA é um novo estilo de poesia minimalista que, entre outras características, consiste em seis versos UNIVOCABULARES (uma palavra em cada verso), sem título.


Critérios:
  • iniciar os versos com letras minúsculas (em caso de nomes próprios, vale a opção do autor);
  • a divisão em palavras-versos já implica pausa, por isso, não é recomendada a utilização de pontuação;
  • as pontuações de interrogação ou de exclamação podem ser utilizadas, se a sintaxe da   aldravia, por si só, não denunciar a sua proposição;
  • nomes próprios duplos (com ou sem ligação por hífen), cuja divisão resulta em outro nome (Di Cavalcanti, Van Gogh), podem ser considerados um único vocábulo;
  • nomes e formas pronominais ligadas por hífen podem ser considerados vocábulos únicos;
  • sugerir mais do que tentar escrever todo o conteúdo (incompletude é provocação aldrávica);
  • privilegiar a metonímia, evitando-se a metáfora.

O nome ALDRAVIA tem origem em "aldrava", batedor, argola de metal com que se bate às portas para que estas sejam abertas por quem está dentro da casa. Era comum na maioria dos casarões antigos de Mariana, Sabará, Ouro Preto e outras cidades mineiras. O movimento poético nasceu em novembro de 2000 em Mariana, MG. Hoje o Movimento Aldravista já alcança algumas cidades da Europa.


 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Xícara brasileira

Xícara de chá. Porcelana branca decorada com belo ramos de flores. Pires e parte interna da xícara decorados com faixa bem colorida. Arremate com frisos dourados.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Xícara japonesa

 
Xícara de chá, tem no fundo a marca H, circundada por símbolos orientais. Presente de minha cunhada Lígia. Porcelana branca “casca de ovo", pintada à mão. Do lado de fora, dourada perolada com casinhas amarelas, telhados vermelhos e árvores. Sem pires.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Abril de 2014

Que delícia começar o mês com um calendário tão bonito.
Obrigada, mais um vez, Adriana, por este presente.

Xícara brasileira


Tenho esta xícara há 27 anos. Ela é da Porcelanas Schmidt e foi comprada na Loja Moellmann, em Blumenau, SC, em 1987. Porcelana branca, frisos dourados, decalcada com o logotipo da 3ª Oktoberfest-86 na xícara e pires. Traz uma gostosa lembrança de uma viagem muito agradável.