xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 31 de julho de 2014

Mariana e a xícara chinesa

A Mariana adora brincar de chazinho e tem que usar as xícaras da minha coleção. Eu deixo, mas fico de olho para não acontecer um desastre.

Nestas fotos ela está usando uma xícara de café chinesa, modelo intitulado Flamboyant, importado pela DmBrasil, marca que está registrada no verso e figura no catálogo da empresa.
Porcelana creme, interior em bordô, estampada com flores bordô e azul marinho.

Quatro xícaras e um carro

Em setembro de 2009 a companhia canadense William Ashley, fabricante, entre outras coisas, de utensílios domésticos de porcelana, fez uma exposição em Toronto que mostrava um belíssimo carro sustentado por 4 xícaras de chá, pretendendo mostrar a durabilidade das mesmas. Coisa incrível, não acham?

A cara da riqueza!

Vejam o lindo desenho que achei na net (infelizmente não tenho o nome do autor) com um sugestivo texto.

 Hahahahahaha!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Brasileirinha

 
Miniatura em porcelana branca, com flores pintadas à mão e frisos dourados. Interessante, o modelo quadrado tem as seguintes dimensões: pires: 4,5 x 4,5 cm; xícara: 2,5 x 3,3 cm.
As peças estão fotografadas ao lado de uma xícara comum para ressaltar o tamanho.
Foi comprada para mim em uma loja de lembranças na estância "Águas de São Pedro", aqui pertinho de Piracicaba.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Avental em patchwork


Eu queria dar um presente para duas primas queridas que viriam me visitar. Então solicitei à Cássia Remunhão que fizesse dois aventais aplicados com patchwork, trabalho em que ela é exímia artesã. Vejam como ficaram lindos. Para minha surpresa, um deles foi aplicado com uma enorme xícara (ela sabe da minha paixão)! As presenteadas adoraram o presente.
A Cássia faz belas peças bordadas para enxovais, cozinha, etc. Ela está no facebook, se alguém precisar de alguma coisa.
 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Julho de 2014

Pensaram que eu havia esquecido?  Não, só não tive tempo ontem, por isso estou postando hoje o calendário do mês de Julho.

Crônicas Gris

Título: Crônicas Gris
Autora: Ana Paula Amaral
Editora: Livronovo
Lançamento: 2013

Este livro versa sobre encontrar beleza para além dos padrões estabelecidos. Seja no cabelo feminino, ou na ausência dele nas cores que conferem personalidade aos fios. Nas mãos senis, manchadas de viver, nas mãos que mergulhadas em água banham o filho. Encontrar beleza nas pessoas anônimas que edificam os caminhos por onde passamos ou na maternidade gerada no ventre ou a maternidade que faz crescer o coração. Em crônicas leves, divertidas, ora que emocionam, o cotidiano vai se descortinando com toda a sua força e beleza (Sinopse encontrada no site da Livraria da Travessa).

Só para aguçar a curiosidade de muitos, transcrevo aqui um pequeno e delicioso trecho de uma das crônicas:
"Pego no armário da cozinha a xícara emborcada sobre o pires... Dispenso o pires e acomodo a xícara ao lado do computador. Vou falar com meus amigos das redes sociais, bebericando meu café... Mais de trezentos amigos é o que aparece marcado ali na tela... Tantos amigos e uma só xícara de café... Tantos compartilhamentos, mas nunca várias xícaras emborcadas, esperando o som do riso real, o brilho verdadeiro dos olhos, sejam eles tristes ou alegres."

Almada Negreiros (2)

 
Este quadro, datado de 1925, é intitulado: Auto-retrato num grupo. É um trabalho do pintor português José Sobral de Almada Negreiros (1893-1970). Ele era um artista multidisciplinar: pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista ligado ao grupo modernista português. Já postei aqui outro quadro dele, em 10-11-2011, em que retratou Fernando Pessoa.

Xícara Isabelina alemã

 
Xícara alemã de café "isabelina". Porcelana branca, pintada em tom  perolado, com relevos em verde claro e laranja bem claro. Asa tripla e frisos em dourado. É bem antiga e mostra a passagem do tempo no desbotado.