xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Xícara japonesa


Xícara de café proveniente do Japão da marca KKR. Porcelana creme “casca de ovo”, pintada em relevo com fundo marrom, figuras humanas com quimonos, recortes em dois tons de azul, verde e marrom terra, arabescos em creme. Frisos dourados.

Uma historinha da vida real

O programa “Mais Você” de 19-11-2014 abordou o tema “saudade” e uma pergunta foi feita a vários atores que estavam no Projac, da Rede Globo:  “Será que mergulhar nas recordações faz bem?”


 Em eu depoimento a atriz Marina Ruy Barbosa disse que “um objeto faz você lembrar de tanta coisa boa ...” e mostrou dois itens especiais para ela: “eu ganhei estas duas xicrinhas de uma pessoa muito especial. E quando me deu, ela me disse a seguinte frase: é pra você nunca se esquecer de mim”.
 
 
Isto aconteceu durante as filmagens da novela Belíssima, em 2005. “Claro que eu nunca poderia esquecer da Fernanda, é impossível esquecer dela. E eu guardo estas xicrinhas com todo carinho”. 

Anúncio de 1946

Propaganda da marca de chá Ty-Phoo veiculada em 1946.
Criada no Reino Unido em 1903 por John Sumner Jr., esta marca é atuante no mercado até hoje.  Sua fábrica fica em Birmingham, Inglaterra.
O nome Ty-Phoo é originado da palavra chinesa para “doutor”.

Xícara brasileira

 
Xícara de café da marca Porcelana Mauá.  Porcelana branca, pintada à mão com desenho do Pão de Açúcar e bondinho, inscrição: Rio. Arabescos, asa e frisos dourados. Coleção Dina Faria.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pintores de Cardeais (2)

Mais um grupo:
 (5) Jehan Georges Vibert (1840-1902)) – francês
      Título do quadro: “The cardinal and his dog”

(6) Paul Schaan (1860-1943) – russo
     Título do quadro: “Tea time”
 (7) Leo Herrmann (1853-1927) –
      Título do quadro: “Cardinal taking tea”

(8) Andréa Landini (1847-1935) - italiano
     Título do quadro: “Too hot”
(9) Henri Adolphe Laissement (1854-1921) – francês
     Título do quadro: “A devine cup of tea”

Deliciosos cupcakes

As xícaras não são utilizadas somente para servir comida. São ótimas como inspiração para decoração de pratos, bolos, etc. Vejam que lindos esses cupcakes. Também quero na minha festa (rsrsrsr). 

Xícara chinesa


Mini xícara de origem chinesa, sem marca. Comprada nos Estados Unidos. Porcelana branca, xícara e pires decalcados com fotos de “Niagara Falls”. Frisos dourados. Xícara: 3cm x 4cm; pires 8,4cm de diâmetro. Coleção Dina Faria.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Xícara brasileira

 
Xícara de café da marca Porcelana Schmidt. Porcelana branca com medalhão magenta com nome da empresa: Mundo do Enxoval, situada em São Paulo. Frisos magenta. Coleção Dina Faria.

As xícaras

Que de tudo resta
que me invade o gosto
são as camisas e xícaras de teu país. 
    
Assim te trago para perto…
agora coleciono teus gostos
Meio tu,viajo por lugares que tu amas
embora só.
Mas te lembro a cada canto…
As vezes vejo por teus olhos e miro as praias,
será que tu percebes?     
Por teus olhos,meio tu,
viajo por lugares que tu amas
e te trago para mais perto.
Laura Rodrigues

Pintores de cardeais (1)

Eu já falei sobre este grupo aqui, até postei 2 fotos, mas creio que merecem mais informações, por isso vou fazer 4 posts, um a cada semana, focalizando o assunto.
Pequeno grupo de artistas especializado na chamada "Pintura de Cardeais", a maioria radicada em Paris (quase todos viveram entre o último quarto do século 19 e primeiro semestre do século 20). Sua pintura, chamada de arte anticlerical,  descrevia  (com bom humor), os ambientes ornamentados e suntuosos e  os excessos do estilo de vida dos religiosos,  geralmente  mostrando-os entretidos com jogos ou instrumentos musicais ou à mesa.  Há um número muito grande de quadros, mas eu separei fotos de pinturas onde os cardeais aparecem com xícaras e vou postá-las. Realmente, é interessante!


 
(1) Jose Gallegos y Arnosa (1859-1917) - espanhol
     Título do quadro: “A watchful eye”
(2) Georges Croegart (1848-1923) - belga
      Título do quadro: “Tea time”
(3) Marcel Brunery (1893-1982) - francês
     Título do quadro: The Cardinal and his parrot
(4) Victor Marais-Milton (1872-1948) - francês
     Título do quadro: “Au regime”

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Dia de chuva

 
Tenho esta foto há muito tempo, gosto, acho linda, mas não sei quem é o autor. 
Entretanto, pode haver coisa mais gostosa do que em dia de chuva, ler um bom livro num sofá confortável, com uma xícara de café quentinho?
Só que não precisavam ser tão grandes, não acham?

Xícara brasileira

 
Xícara de café da marca Porcelana Germer. Porcelana branca, pires e xícara decorados com guirlandas de pequenas rosas brancas e cor-de-rosa e folhas verdes.

Emissão conjunta Brasil-México

Este selo faz parte da Série Relações Diplomáticas: Brasil – México publicada em 2012. Mostra a comida tradicional dos países à base de milho e mandioca. Foram emitidos dois selos (um no Brasil e outro no México) ao mesmo tempo. O Edital do CET informa que a imagem do selo brasileiro é a reprodução da foto de uma tradicional mesa de café, com espigas de milho e a raiz de mandioca, bem como algumas iguarias delas derivadas: broa e bolo de milho, pamonha, bolo de mandioca, pão de queijo, tapioca e beiju. Complementando o cenário, bule e xícaras de ágata, característicos dos lanches originalmente servidos, sobretudo nas cidades interioranas e zonas rurais.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Xícara canadense


Xícara de café trazida do Canadá, sem marca, mas com a inscrição Toronto, Canadá, na frente. Porcelana branca decorada com corações e balões multicoloridos.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Xícara italiana

Xícara de café italiana da marca LPA Illy Collection. Porcelana branca, pintura moderna em tons bem fortes: verde, azul, vermelho, preto. No interior da xícara está inscrito: illy espresso”. São lindas as peças desta coleção, infelizmente bastante caras.

Novembro 2014

Um jornal ... um cafezinho ... tudo de bom.