xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Xícara mineira


Xícara de café artesanal confeccionada em pedra sabão, sem pires. Foi um presente de minha grande amiga Bia Vicentini, que foi a Ouro Preto no início de janeiro e trouxe de lá. Junto com ela veio também um presépio em miniatura, do mesmo material, lindo!

Haikai

Na Xícara

Resto de café esquecido
frio e negro esquecimento.
No fundo a sorte.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Xícara brasileira

 
Esta xícara veio com aquelas que ganhei da filha da Sra. Dina Faria,  mas ela não tem marca e nenhuma indicação do que significa o N.  Se alguém souber, me conte, OK?

Xícara brasileira


Xícara de chá, sem marca, presente de minha filha Lígia (única remanescente de um jogo que ela ganhou como presente de casamento). Porcelana branca pintada com faixas em três tons de amarelo. Grande flor lilás sobreposta.

Xícara holandesa inspira criação de uniforme no Paraguai

 
Segundo  reportagem de 2013 do jornal ABC Color, do Paraguai, a  camisa da equipe do Olímpia, time vice-campeão do torneio Libertadores da América, foi inspirada em uma xícara de chá. A faixa que enfeita a camisa surgiu como uma ideia do fundador do clube, William Paats, que, ao chegar à América, lembrou que a sua mãe colocou uma xícara de chá na sua bagagem, que também servia para tomar sopas. Essa xícara era branca e tinha uma faixa preta e lhe trazia recordações do seu país de origem, a Holanda.
A história foi contada por Óscar Paats Melián, filho de William Paats, a seus filhos e netos.
Vale lembrar que William Paats era professor de educação física e é uma espécie de Charles Miller do Paraguai. Chegou com a família em Assunção em 1894, então com 18 anos. É considerado o pai do futebol paraguaio, tendo fundado o Olimpia, o primeiro clube de futebol do país., em 25 de julho de 1902. Em uma viagem a Buenos Aires, comprou uma bola e levou ao Paraguai. Ele começou a ensinar futebol aos seus alunos e o futebol logo virou um esporte praticado por muitos. Também fundou a Liga Paraguaya. 
Conta a família Paats  que em uma viagem à Holanda, em 1908, William Paats mandou fazer os uniformes inspirados na xícara e trouxe na sua viagem de volta, doando ao clube. Antes, o clube jogava com camisas e shorts inteiramente pretos, com o nome do clube escrito em branco no peito. 
A xícara usada como referência para a camisa do Olimpia se mantém conservada sob os cuidados do bisneto de William Paats, William Paats Martínez, que é quem assegura a sua autenticidade. 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Xícara brasileira


Xícara de café da marca Porcelanarte, da década de 1960. Porcelana branca, pintada de preto. Pires e xícara com ramos de rosas cor-de-rosa e amarelas. Base, asa e frisos dourados, forma um conjunto com outras cinco xícaras de cores diferentes.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Andrea Landini

 
Quadros do pintor italiano Andrea Landini (1847-1912 também integrante do grupo conhecido como "Pintores de Cardeais". Especializou-se em pintura de retratos, ganhando uma reputação considerável e inúmeras comissões entre a sociedade florentina, sendo reconhecido por seus detalhes, amplitude e sutileza coloração. Ele trabalhou e expôs seus quadros em Florença, Paris e Roma.
 
 

Xícara brasileira


Xícara de café da marca Porcelanarte, da década de 1960. Porcelana branca, pintada de bordô. Pires e xícara com ramos de rosas cor-de-rosa e amarelas. Base, asa e frisos dourados, forma um conjunto com outras cinco xícaras de cores diferentes.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Downton Abbey


A televisão usa sempre mesas de refeições para reunir os atores  e facilitar os diálogos. Notando isso, comecei a procurar fotos de cenas do seriado inglês Downton Abbey e vejam quantas consegui reunir aqui, todas focalizando a conhecida "hora do chá (tea time). Nelas estão presentes patrões, empregados, visitas, etc. 

Xícara "vintage" isabelina


 
Xícara de café isabelina, bem antiga. As cores descoradas e pintura descascada atestam sua antiguidade. Porcelana branca pintada à mão. Pires pintado em amarelo. A xícara tem na frente destaque superior em relevo em amarelo claro e inferior em amarelo ouro; no centro, relevo com flores brancas e detalhe central em dourado. A parte de trás é pintada em amarelo ouro. Asa tripla em dourado.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Arthur Hughes

 
Quadro do pintor e ilustrador inglês pré-rafaelista Arthur Hughes (1832-1915) intitulado "Taking tea  in the drawing room".

Xícara brasileira - década de 1960


Xícara de café da marca Porcelanarte (década de 1960). Faz parte de um conjunto de xícaras de cores variadas.
Porcelana branca, pintada de azul real. Pires e xícara com ramos de rosas cor-de-rosa e amarelas. Base, asa e frisos dourados.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Anéis - paixão por miniaturas

 
A criatividade do ser humano não tem fim. Vejam mais dois anéis adornados com xícaras que achei na net. Delicados bem pensados.
São da marca de acessórios "Caterina foi passear", que tem loja em São Paulo.
O que me chama mais atenção não é o acessório, em si, mas as miniaturas das xícaras.

Oh! Minas Gerais!

 
Xícara de ágata branca, sem pires, com o símbolo da bandeira de Minas Gerais, que eu ganhei de uma amiga de Juiz de Fora.
Eu tenho outras com o mesmo material. Elas são muito usadas no interior daquele estado.
 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Grande Exposição de Curitiba do Departamento Nacional do Café


Cartão postal comemorativo da Grande Exposição de Curitiba do Departamento Nacional do Café, de 1942, ilustrado com a fotografia do Presidente Getúlio Vargas tomando café e a frase: "Em nenhuma fase de sua história teve o café defensor mais vigilante".

Belo par de xícaras para chá e café

 
Xícaras de chá e café, réplicas de xícaras da Porcelanas Real, com a marca Porcelana Schmidt, formam um belo par. Porcelana branca. Frisos dourado, pintadas em tons de azul. Faixa decorada no pires e na xícara (interna e externa).

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Xícara brasileira

 
Xícara de café da marca Porcelana Real. Porcelana branca com frisos dourados, toda pintada em tons de azul. Faixa decorada no pires e na xícara (interna e externa). Tenho também a xícara de chá, já postada anteriormente no blog. Coleção Dina Faria.

Mês de aniversário e outras comemorações

Primeira xícara da minha coleção, inspiradora do blog
 
Dezembro foi um mês cheio de significados para o meu blog, embora eu não tenha postado muito por aqui.
No dia 14 o blog completou 5 anos e eu continuo a me empolgar com o tema e procurar material para postagens.
Na semana da Natal atingimos 100.000 visitantes, com cerca de 248.500 acessos.
 
Obrigada, amigos ... é muito bom ter vocês aqui comigo!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo! Happy New Year!

Um dos meus presentes de Natal foi um Calendário confeccionado pela minha nora Adriana todo ilustrado com xícaras. Diferentemente do calendário do ano passado, que ela achou na net, neste ano ela procurou fotos para ilustrar com o meu tema preferido.
Vou postar aqui todos os meses para vocês.