xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Brasileirinha

 
Miniatura de xícara em porcelana, sem marca. Bem delicada, o pires tem formato de flor. Pintada à mão em tons de verde e amarelo. Frisos e asa dourados, detalhes em preto. Xícara: 1,5 cm de altura, 2,8 cm de largura. Pires: diâmetro de 3,6 cm.

Aroma na xícara

Chá de erva cidreira
Repousa o aroma na xícara.
No açúcar, formigas.
Rita Venâncio, outubro 2014
Publicação autorizada pela autora. Publicado originalmente no site Recanto das Letras.

Uma linda guirlanda

Uma linda guirlanda, montada com flores e xícaras de chá enfeita a porta da alguma colecionadora (foto encontrada na internet, sem identificação do autor).


Xícara brasileira


Xícara de café da marca Porcelanarte da década de 1960. Porcelana branca, pintada de vermelho. Pires e xícara com ramos de rosas cor-de-rosa e amarelas. Base, asa e frisos dourados (faz parte de um conjunto de seis xícaras nas cores: amarelo, vermelho, azul, bordô, rosa e preto).

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Diretamente da Feira da Ladra (Lisboa)

 
Mais um belo presente que recebi de Luis Cardoso, lembrança de sua viagem de estudos a Portugal. Conjunto de café (miniaturas sem marca) em porcelana, composto por bule, leiteira, açucareiro e xícara. Xícara: 2,3 cm de altura, 2,5 cm de largura. Bule: 3,7cm  de altura.
Fotografamos com uma colherinha de café para dar ideia do tamanho.

262 xícaras de todo o mundo

 
Bruno Dauvin convidou oleiros e ceramistas de todo o mundo para lhe enviarem um conjunto de xícara e pires para criar a maior exposição já vista no mundo. As peças deveriam ser feitas à mão, de cerâmica, não produzidas em massa e não precisavam ser funcionais.
Com o resultado, ele montou uma exposição e venda de cerca de 262 xícaras e pires de todas as formas, cores e tamanhos, provenientes do mundo todo.
Os visitantes da exposição puderam registar (e até comprar) sua xícara e pires favoritos e o que teve a maior votação foi premiado com um troféu e um cheque no valor de 500 libras.
A gama de modelos, estilos e cores é incrível.

A exposição ficou aberta de 14 a 31 de julho de 2007 na “Where I Fell In Love Gallery”, no condado de Warwickshire, Centro da Inglaterra.

Xícara brasileira


Xícara de café da marca Porcelana Pozzani. Porcelana branca, frisos dourados,  estampada com o logotipo do Café Beira Mar, empresa especializada em torrefação e moagem de café localizada na cidade de Jacareí, São Paulo. Coleção Dina Faria.

Título: Storm in a teacup
País: Inglaterra
Ano:  1937
Diretor: Victor Saville e Ian Dalrymple
Atores pincipais: Vivien Leigh, Rex Harrison, Cecil Parker e Sara Allgood

 Comédia romântica baseada em uma peça alemã (Sturm im Wasserglas), teve seu roteiro adaptado por James Bridie. Mais tarde ele escreveu também uma peça para a Broadway, que recebeu o nome de Storm over Patsy.

Conta a história de um político escocês que tentava fazer parar um repórter que escreveu um artigo negativo sobre ele, ao mesmo tempo em que estava apaixonado por sua filha.
É interessante notar que o filme tinha vários posters de divulgação e em todos eles lá estava ela: a xícara.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Um presente muito especial

Hoje eu quero postar uma xícara bem especial, um presente cheio de significado para mim. Recebi pelo correio uma bela surpresa: uma xícara acompanhada e um cartão que dizia: "Uma pequena lembrança com muito carinho e amizade permanente. Esta peça era de minha mãe, que recebeu muitos anos atrás de sua mãe Martha como herança. Um grande abraço de todos nós! Linda, Enoch  e toda família Senn". Fiquei muito emocionada. A família Senn fez parte da minha vida, diretamente, durante mais ou menos 20 anos. Fomos vizinhos, trabalhei com Dr. Senn e, mais que isso, fomos sempre amigos. Depois disso, eles morando nos Estados Unidos e eu aqui no Brasil nos encontramos algumas vezes: estive lá visitando-os e nos vimos quando eles estiveram aqui em Piracicaba e também Anápolis. Nunca nos afastamos completamente. O presente fica mais especial se considerarmos que D. Naomi, mãe de Linda, faleceu há alguns anos.

 
Xícara de café japonesa da marca Saji (Fancy China). Porcelana lilás bem claro, decorada com raminhos de violetas. Frisos dourados. O pé da xícara e o pires são recortados (elementos vazados). Reparem no cabo, bem original. 
 
Muito obrigada, meus amigos Linda, Enoch, Dr. Richard, Lazzi, Mark, noras, netos e bisnetos. Vocês estão sempre no coração da Família Macêdo.
 
 
 
Ela combinou bem com as violetas e orquídeas. 

Lady Gaga again ...

Cada vez que dou uma passada pela net encontro novas fotos da polêmica "pop star" empunhando suas xícaras de chá. Não consigo não postar ...

 
Estranho usarem uma criança para fazer propaganda de café. Esta marca de café não existe mais ou mudou de nome.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Xícara brasileira


Xícara de café da marca Porcelana São Paulo. Porcelana branca com logotipo do Banco Mercantil de São Paulo em tons de cinza. 2 frisos em preto (largo e bem fino). Coleção Dina Faria.

Chá na cabeça? kkkkk

Um dia desses, conversando com uma amiga eu disse que gostaria de viver no tempo em que as mulheres eram obrigadas a usar chapéus (o cabelo pode estar desarrumado, coloca um chapéu e pronto! kkkkkk). Ela então me disse: "Vá pra Inglaterra, lá pode concorrer com as princesas". Realmente, em matéria de chapéus as integrantes da casa real britânica são imbatíveis, nem sempre pelo bom gosto, é preciso dizer. Basta lembrar os chapéus das netas da Rainha, que cada dia aparecem com um mais maluco que o outro. Enfim ...
Bem, não sei de onde veio este (não é bem um chapéu, mas um solidéu). Vai gostar de chá assim ...
 

Amizade vale ouro!

 
Lindo, verdadeiro e inteligente!

Xícara chinesa


Xícara de chá chinesa, sem marca. Porcelana branca decorada com cena londrina  que mostra o “coffee bus”. Pires com barra xadrez vermelha e a palavra London. Presente de minha amiga Rinalva Cassiano.

terça-feira, 1 de setembro de 2015