xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Xícara brasileira


Xícara de café de porcelana branca, sem marca, decalcada com o logotipo da Grandini, empresa que comercializa veículos , máquinas agrícolas e implementos em Itu e Campinas, SP. Friso dourado na xícara e pires. No verso da xícara logotipo da Massey Ferguson.

Museu Fragmentos do Tempo

A história da família Haesbaert começou em 1803, quando nasceu em Kleve, na Renânia, Johann Peter Christian Haesbaert. Aos seis anos de idade Johann já estava órfão de pai e mãe. Aos 21 anos emigrou para os EUA, onde estudou teologia no Seminário Lutherano de Gettysburg na Pensilvânia no ano de 1828 a 1831. Casou-se por duas vezes ainda nos EUA. Com a primeira esposa não teve filhos.  Veio para o Brasil em meados de 1845 e assumiu a igreja Luterana em Hamburgerberg, Rio Grande do Sul . Com a segunda esposa teve onze filhos, todos brasileiros.
Em 2000 o Sr. José Eron da Silva Haesbaert, procurando manter viva a memória de sua familia que está no Brasil desde 1845, criou com recursos próprios o museu Fragmentos do Tempo na cidade de Mata (Rio Grande do Sul). Além de expor objetos e fotos da familia, o Museu tem o maior acervo de porcelanas da marca Pozzani, que somam mais de 200 jogos.



 

Haikai


Duas xícaras de chá sobre a mesa
Uma está vazia:
Saudade.
                                    (autor desconhecido)

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Outubro de 2016

O calendário deste mês comemora o "dia das crianças", pois elas também amam xícaras. Quem nunca brincou de chazinho, nunca encheu xícaras com água para servir ao pai e à mãe?
A primeira à esquerda é minha neta Mariana aos 3 anos de idade (hoje ela tem sete).