xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morreu José Saramago


Pela primeira vez neste blog vou abrir uma exceção e não vou falar de xícaras. O post é para homenagear um dos maiores escritores de nossa língua portuguesa, JOSÉ SARAMAGO, falecido hoje em sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma falência múltipla de órgãos, após uma prolongada doença. Segundo o site da Fundação José Saramago, ele morreu acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila.
José de Sousa Saramago nasceu na aldeia portuguesa de Azinhaga, província de Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922. De acordo com seus biógrafos, apesar de só ter estudos na escola secundária, ele era fascinado pela literatura desde jovem e visitava com grande freqüência a Biblioteca Municipal Central Palácio Galveias, na capital portuguesa. Só aos 19 anos, com dinheiro emprestado de um amigo, conseguiu comprar pela primeira vez um livro.
Publicou o seu primeiro romance, Terra do Pecado, em 1947. Entre este livro e 1988, quando foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (o primeiro a ser dado a um escritor português), publicou vários romances (gênero que o consagrou), poesias, crônicas, contos, diários, peças de teatro. Em 2008 o cineasta brasileiro Fernando Meirelles transpôs para o cinema sua obra 'Ensaio Sobre a Cegueira'.
Recebeu também vários prêmios em Portugal e internacionais (Itália, Inglaterra) e é considerado por especialistas um mestre no tratamento da língua portuguesa. Em 2003 o pelo crítico norte-americano Harold Bloom o distinguiu como o mais talentoso romancista vivo. Seus livros foram traduzidos para mais de vinte línguas, inclusive sueco, romeno e húngaro.

Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.(José Saramago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário