Estou sempre procurando textos que incluam xícaras e mostrem como elas são importantes em nosso cotidiano. Vejam que coisa interessante essa política de boa vizinhança. Muito simpática.
"Lidar com vizinhos das obras pode exigir planejamento, conhecimento das leis e, sobretudo, muito bom senso. O construtor deve estar preparado para as queixas mais freqüentes: barulho, sujeira e descarregamento de material [...] Durante meses, e até anos, uma obra interfere de diversas maneiras no cotidiano da vizinhança. Aumento do tráfego de veículos pesados, excesso de ruídos e poeira são alguns dos transtornos rotineiros provocados por uma construção, além de problemas como rachaduras e trincas, queda de resíduos e materiais em telhados e, em casos mais graves, até desmoronamento de muros. Dentro desse cenário, manter um relacionamento saudável com vizinhos de obras e gerenciar as inevitáveis reclamações é tão importante quanto qualquer outro aspecto de uma construção [...] Algumas empresas entram em contato com os vizinhos (geralmente aqueles em uma área até 100 m do futuro empreendimento) por meio de cartas antes mesmo de darem início à construção. São explicados o funcionamento da obra e os possíveis transtornos, além do fornecimento dos contatos do engenheiro responsável pela edificação.
Esse tipo de ação é realizado pela construtora Tecnisa, que implantou, em 2002, o Projeto Vizinho com o objetivo de manter um relacionamento pacífico com os moradores próximos aos seus empreendimentos. Simbolizando a política de boa vizinhança, uma carta enviada dentro de uma xícara contém um endereço de e-mail exclusivo para reclamações, que são respondidas em até 48 horas por um comitê composto pelas áreas de marketing, relacionamento e engenharia [...]
Trecho extraído da revista Construção e Mercado.
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