xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bules xícaras e flores

E o novo ano deu a sua graça, trazendo uma chuva fria e constante sobre o Rio de Janeiro. Mas apesar do frescor das temperaturas e da animação das festas de “reveillion” carioca, o excesso das águas da chuva preocupam e nos deixam sempre em alerta… Nem sempre os meses de janeiro costumam ser muito gentis com a nossa cidade.
Enquanto isso, ficamos aqui quietinhos dentro de casa, esperando pela promessa de dias azuis em 2012 … Quem sabe eles serão até bem melhores do que imaginamos?
Mas dias cinzentos e chuvosos, neste início de verão daqui, com cara de inverno, nos convidam para uma tarde suave de chá e delícias… Quem dirá que não?  E brincando com as nossas recordações de criança, pegamos um bule, suas xícaras e um arranjo de flores e, na inspiração de uma tarde chuvosa, inventamos uma nova estória… Uma estória que nos leva pra bem longe… E se fecharmos os olhos por uns instantes, estaremos num reino dos contos de fada, morando num “cottage” perto de uma floresta encantada Um lugar onde as flores “falam” e os animais conseguem “conversar” com os seres humanos.

Ah, essa minha imaginação que tanto voa! (rs) Meus meninos riem muito quando conto essas estórias (rs).
Mas “voltando” à nossa casa, sorrio olhando para a porcelana à minha frente. O nosso lindo bule branco, muito antigo e delicado, foi presente do meu marido neste ano que passou. Veio acompanhado de 2 xícaras graciosas, que compõem um conjunto de pura beleza e delicadeza. As pinturas que retratam cenas da mitologia grega encantam os nossos olhos e a nossa imaginação! Já a formosura das pequenas xícaras acalma a inquietude da mente. E na espera pelo saboroso chá de frutas vermelhas, elas parecem tão contentes!
E sem que a gente perceba, uma atmosfera de suave encantamento envolve a nossa tarde chuvosa… Lembranças de outras tardes delicadas vêm à nossa memória e tudo fica mais calmo e em paz. Será efeito do chá, que ainda não preparamos, ou tudo é apenas fruto de recordações da nossa infância, quando a vida parecia tão mais simples e descomplicada?
Engraçado é mesmo a “mágica” que estas pequenas peças de porcelana nos traz.  Basta olharmos para elas e somos automaticamente transportados para um mundo distante, onde a beleza, a harmonia e a poesia se encontram… serão elas ”pequeninos portais” para o “Reino de Nárnia” ? (rs)
E o que dizer das flores, essas nossas queridas companheiras que suavizam e embelezam a nossa existência? Junto às porcelanas, são antídoto precioso contra a tristeza e inquietações da vida… pura beleza!
E, inspirada por essa nossa tarde repleta de românticas lembranças, desejo, de coração, que no nosso novo ano sempre haja lugar para momentos de puro encantamento, muita paz e muito amor!

Teresa, janeiro de 2012.

Publicado originalmente em htt
p://msgteresa.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário