xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A xícara e o sabor

Xícaras são apenas questão de gosto? Sim, porém não apenas no sentido de preferência! Parece que o tipo de xícara pode influenciar no gosto do próprio café.

Não vou expor razões científicas para isso, tampouco vou tentar provar que estou certo. Apenas vou falar de uma experiência possível a qualquer leitor.

Experimente um café espresso bem tirado e de boa qualidade em duas xícaras diferentes. Mas tem de ser a mesma extração (basta usar as duas saídas do filtro da máquina de espresso, simultaneamente).

Uma pequena e cônica, com a boca estreita. A outra, deve ser de boca larga, preferencialmente grande dessas de tomar café com leite ou chá. 

Verifique se sente diferença entre o sabor de cada um deles. Cada um terá sua resposta. Mas a minha é afirmativa.

Fiz essa experiência algumas vezes no Coffee Lab, em Pinheiros (São Paulo, SP). 
De início esperava não notar diferença. Mas achei o café da xícara maior mais saboroso. O gosto é mais suave e agradável.

Dizem os baristas do Lab, sob orientação de Raposeiras, suponho, que isso ocorre devido ao maior contato da bebida com o ar. A reação química consequente, seria favorável à liberação dos componentes aromáticos do café.

Não posso concordar ou discordar do argumento. Seria necessário ter mais conhecimento sobre química do que tenho. Espero que Raposeiras o tenha!


No fim, a questão é puramente de gosto, mesmo!

Publicado originalmente no blog http://apreciecafe.com/about em fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário