xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Uma xicrinha brasileira e uma história


Mini-xícara de café de porcelana branca, estampada com marreco, sem marca. A xícara mede  4cm x 4cm e o pires tem 8,7cm de diâmetro. Adornada com  friso verde.

A postagem desta xícara aqui tem um motivo especial. Quero colocar junto dela uma postagem feita por minha amiga mineira, Jussara Neves Rezende em seu blog Minas de Mim (http://minasdemim.blogspot.com), em 22 de agosto de 2013, com uma inspirada explicação. Vocês verão que a minha "xicrinha" é irmã das dela.
 

 

“Quando minha bela Ângela ainda era este bebê risonho da foto menor (abaixo), fiz-lhe uns versos após uma gostosa brincadeira de casinha. Nunca mais os retomei e agora os publico na esperança de que a ingenuidade alegre que os fez nascer compense a falta de maiores recursos técnicos que o ritmo mal e mal marcado.

 A verdade é que sempre que minha filha retorna à cidade em que estuda fico a imaginar maneiras de matar a saudade que passa a  fazer ciranda pela casa. Calharam-me hoje os versos como forma de a reter aqui.”

 

As xícaras miniaturas junto de uma xícara de café em tamanho normal. Toalhinha de bandeja (usada como toalha de mesa) e aparador de xícara bordados por mim.
 
 
Parede de um pequeno hall em que “moram” os patos
 

Nesta pequena estante, xícaras de café em tamanho normal

 

No armário, a pequenina coleção."

6 comentários:

  1. Que surpresa boa, Irene! Parece que minha postagem ficou muito mais bonita aqui! Amei, amei, amei! Fiz até uma atualização no meu post de ontem indicando esta sua postagem e o seu blog.
    Obrigada, querida, um verdadeiro presente!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. A paciência e dedicação aos detalhes (das xícaras e desta postagem) mostram que ainda há pessoas com paz de espírito e persistência para investir em delicadezas e elegância, num mundo cada vez mais rápido e insensível, chegando a ser leviano.
    Que bom ver isso!

    ResponderExcluir
  3. Também amei o comentário que publicou no seu blog, Jussara. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Sylvio, fiquei lisonjeada com seu comentário. Corri para conhecer seu blog e vou visita-lo sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas coleção de xicrinhas em miniaturas com os patinhos ,sucesso,adorei pois faço coleção sei o carinho q exercem sobre nós ,bjus !!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas coleção de xicrinhas em miniaturas com os patinhos ,sucesso,adorei pois faço coleção sei o carinho q exercem sobre nós ,bjus !!

    ResponderExcluir