xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Lenda da xícara quebrada

Existe uma lenda de que um guerreiro japonês, muito poderoso, que recebeu uma xícara de presente. Ele admirava essa xícara e ficava por horas admirando a beleza de cada detalhe A cada olhar nessa xícara ele relembrava as historias que ela viveu com ele. Um dia um servo dele deixou cair a xícara e ela quebrou em 5 pedaços. O mundo parou, todos os servos ficaram olhando para aquele que deixou cair a xícara e pensaram que o guerreiro japonês iria matar todos, já que o temperamento dele era muito agressivo, ele não aceitava perder, nem ter algo quebrado, porém nesse dia algo mudou.

Um convidado que viu a xícara sendo quebrada pegou os 5 pedaços e disse que iria restaurar a xícara e que ela não seria jogada fora, nem descartada, mas iria ficar mais bonita e com a essência de cada estória que o guerreiro japonês teve cada vez que tocava naquela xícara.

Passaram alguns meses e o convidado trouxe a xícara. Quando o guerreiro a viu ficou maravilhado porque ela ainda tinha toda a forma, todas as historias carregadas, todas as marcas da vida e estava nas suas mãos novamente, só que com um detalhe novo.

O visitante remendou todos os 5 pedaços com o que de mais importante existia naquela época. Ele remendou com ouro, os 5 pedaços foram ligados novamente com a liga mais valiosa existente. O guerreiro ficou maravilhado com a xícara porque ela não estava mais em pedaços, agora ela era uma xícara rica em detalhes, história e pequenas linhas de ouro segurando cada parte.

Autor desconhecido

Um comentário: