Você pode não gostar, mas não pode dizer que já viu algo igual, costuma
ser o bordão de Oscar Niemeyer para definir sua maior criação, a cidade de
Brasília. O homem que dobrou o concreto como se fosse folha de papel viu
prosperar a sua revelia lendas intrigantes em torno de algumas de suas obras.
Confira a seguir o simbolismo alegado em três importantes projetos do
arquiteto (estou reproduzindo só uma, a que inspirou o projeto do Congresso Nacional).
A xícara e o pires do Congresso
Quem olha de longe o prédio do Congresso vê que o plenário da Câmara se
parece com um pires. E que o do Senado tem a forma de uma xícara emborcada. Ao
traçar as formas Niemeyer teria se inspirado num diálogo ocorrido entre George
Washington e Thomas Jefferson, na fundação dos Estados Unidos. Durante um chá da
tarde, Washington defendia a existência de duas casas, Jefferson argumentava
que seria melhor ter apenas uma assembleia legislativa.
- Por que você põe o chá no pires? - teria dito Washington.
- Para esfriar - teria sido a resposta de Jefferson.
- Para esfriar - teria sido a resposta de Jefferson.
Como a República brasileira nasceu bicameralista, com uma casa esfriando
os debates calorosos da outra, o Congresso brasileiro ganhou a forma de uma
xícara e um pires na sua transferência para Brasília.
Reportagem de Luciano Suassuna, iG São Paulo | 19/04/2010
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