xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O mestre e a xícara de chá

Certo mestre Zen japonês recebeu um professor universitário de filosofia que o procurou para informar-se sobre o Zen. Desde o inicio do encontro, ficou claro para o mestre que o professor não estava tão interessado em aprender sobre o Zen, mas sim, em como impressionar o mestre com suas opiniões, conhecimento, e crítica sobre a doutrina.
O mestre ouviu-o pacientemente, algumas vezes concordando com os dizeres do filósofo, sugerindo ao fim que fossem tomar chá. Ao servi-lo, o mestre encheu a xícara de seu visitante e continuou despejando o chá. O professor olhava a xícara com o chá derramando, até que não conseguiu mais se conter:
“A xícara está cheia! Não cabe mais!”.
O mestre imediatamente retorquiu, embora continuando a despejar:
“Como esta xícara, você está cheio de razões. Como poderei mostrar-lhe o Zen, a menos que você esvazie antes a sua xícara?”.


Este texto aparece várias vezes na internet, sem indicação precisa de seu autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário