xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 31 de março de 2010

Xícara brasileira

Xícara de chocolate da marca Porcelana Real. Porcelana branca, estampa com casal antigo, detalhes e frisos dourados. Interessante notar que a xícara tem duas asas.

Xícara de café e o silêncio

“Quão melhor é o silêncio; a xícara de café, a mesa. Quão melhor é sentar-me sozinho como a solitária ave marinha que abre suas asas sobre a estaca. Deixem-me ficar sentado aqui para sempre com coisas nuas, esta xícara de café, esta faca, este garfo, coisas em si, eu mesmo sendo eu mesmo. Não venham preocupar-me com suas alusões a que é tempo de fechar a casa e partir. Eu daria de boa vontade todo o meu dinheiro para que vocês não me perturbassem, mas me deixassem ficar aqui sentado, para sempre, silencioso e só.”
Parágrafo do romance: As Ondas (The waves), de Virginia Woolf. Tradução: Lya Luft. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

Sobre café e cigarros (2)

Encontrei há algum tempo na internet esta belíssima sequência de fotos do filme e resolvi postar aqui. Infelizmente não anotei o lugar de onde tirei ... desculpem-me.

terça-feira, 30 de março de 2010

Sobre Café e Cigarros

1. Roberto Benigni, 2. Steeve Cogan, 3. Cate Blanchet, 4. Meg White, 5. Joie Lee e Cinqué Lee, 6. Renée French, 7. Iggy Pop e Tom Waits

Sobre Café e Cigarros (Coffe and cigarettes, 2004), filme em preto e branco de Jim Jarmuch, tem a força de transformar a percepção do espectador e por isso é um marco na história do café e do cinema. É um filme com o mais fino humor nonsense e inúmeras referências, mas, antes de tudo, trata-se de um olhar único para a beleza e os significados contidos no ato cotidiano de encontrar com alguém, conversar, fumar e beber café. Os enquadramentos mostram os rituais particulares que cada um desenvolve com sua xícara, atentos para as diferenças na quantidade de açúcar colocado ou não, para os giros da colherinha e para cada gole, mostrando que em gestos e escolhas banais podem estar os traços mais subjetivos e interessantes de uma personalidade.
O longa é uma reunião de 11 curtas-metragens, gravados com três diferentes diretores de fotografia, durante um período de 16 anos e reúne um elenco inusitado, formado por nomes conhecidos e premiados do cinema, outros menos conhecidos, cantores de rock e uma cartunista famosa. Bebendo café e fumando cigarros, eles discutem os mais variados temas, tais como picolés com cafeína, Abbott & Costello, a ressurreição de Elvis Presley, a forma correta de se preparar um chá inglês, desentendimentos familiares, Paris nos anos 1920, música e o uso da nicotina como inseticida.
O filme é classificado como comédia, drama e musical (por aí se pode ter uma idéia de sua diversidade).
Mais uma curiosidade - na quase totalidade do longa-metragem os personagens são chamados
pelos nomes verdadeiros dos seus intérpretes: Roberto Benigni (Roberto), Steven Wright (Steven), Steve Buscemi (Garçom), Iggy Pop (Iggy), Tom Waits (Tom) Joseph Rigano (Joe), Vinny Vella (Vinny), Vinny Vella Jr. (Vinny Jr.), Renee French (Renee), E.J. Rodriguez (Garçom), Alex Descas (Alex), Isaach De Bankolé (Isaac), Mike Hogan (Garçom), Jack White (Jack), Meg White (Meg), Alfred Molina (Alfred), Steve Coogan (Steve), Katy Hanz (Katy), Bill Murray (Bill Murray), William Rice (Bill), Taylor Mead (Taylor), Cinquée Lee (Gêmeo malvado), Joie Lee (Gêmeo bondoso), Cate Blanchett (Cate/Shelly).

segunda-feira, 22 de março de 2010

Xícara brasileira

Xícara de café, porcelana branca pintada a mão por Isabel Guardia, de Piracicaba, SP

quinta-feira, 18 de março de 2010

Xícara brasileira

Xícara de café: porcelana branca, pintada à mão, com ramo de rosas por Eunice (professora de Artes em Piracicaba, SP).

A fenda na xícara de chá

Outro dia eu estava lembrando minhas aulas de literatura inglesa na Faculdade e me vieram à mente esses versos do inglês Wystan Hugh Auden (1907-1973), que têm sido muito repetidos e comentados.
"And a crack in the tea-cup opens
A lane to the land of the dead".
Em português: A fenda na xícara de chá abre uma vereda para a terra dos mortos.
A imagem da xícara de chá rachada que se abre como uma alameda para a terra dos mortos é uma metáfora antecipada da Inglaterra em face de ameaça da 2ª guerra mundial. A sonoridade das palavras “lane” e “land” se prolonga até ser interrompida por “dead”. O jogo entre imagem concreta (xícara) e idéia geral (Europa em crise) é o que caracteriza a obra de Auden e lhe dá atualidade.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Xícara Isabelina

 Xícara de café Isabelina em porcelana branca, com pintura à mão em azul.  Asa em três arcos e frisos dourados. Medalhão em relevo com flor rosa e folhas verdes.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A xícara

Quando pequena era rotina visitar minha avó aos sabados. Como de costume, fui visitá-la porém eu estava preocupada e aborrecida.
Fomos para a cozinha onde eu contei a causa das minhas frustraçoes, ela me ouviu atentamente e pegou uma xicara e, enchendo-a de agua pela metade, me perguntando:
- Diga-me, esta xícara está meio cheia ou meio vazia?
- Tanto uma coisa quanto a outra - respondi.
- Exatamente. Da mesma maneira nunca podemos dizer que nossa vida está meio cheia ou meio vazia.Todos temos tristezas e alegrias. Nossa vida só é feliz pelo modo como encaramos as coisas. Depende de nós. Podemos lamentar pela metade vazia, como também podemos nos alegrar pela metade cheia!
Então...tudo depende de nós, pela maneira na qual vemos a ''xícara',' se lamentamos pela metade vazia ou se nos contentamos com a metade cheia.

Mari, janeiro de 2009 (http://colorful-flip-flop.blogspot.com/2009/01/xicara.html)

500 acessos!

Que bom! Obrigada a todos!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Xícara brasileira

Lindo Trio (xícara, pires e prato para bolo) para chá, de porcelana da marca Porcelanarte Paraná, Brasil

Praça da Xícara- Paranavaí, Paraná

A Praça Dr. Sinval Reis, mais conhecida como "Praça da Xícara", foi inaugurada em 23 de novembro de 1964 na cidade de Paranavaí, no Estado do Paraná. A imensa xícara no centro da praça (uma fonte luminosa) representa o período em que o café era a principal fonte geradora de divisas para o município.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Xícara brasileira

Xícara de café de porcelana branca, da marca Ars Bohemia, pintada à mão.

Xícara artesanal brasileira

Esta xícara de café tem um valor muito especial. Foi feita pela minha amiga Elinor, em sua aula de cerâmica, e me foi dada como presente de aniversário. Obrigada, Elinor, por esse gesto de carinho.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Desigual

[...] O que sinto e o que penso
De ti é bem e é mal.
É como quando uma xícara
Tem o pires desigual [...]
(Verso do poema “Tudo quanto penso” do genial poeta português Fernando Pessoa)
Eu ganhei esta xícara assim, com o pires desigual ... mas são tão lindos que não quis tirá-los da coleção.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher



Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, estou postando um belo quadro da pintora impressionista americana Lilla Cabot Perry (1848-1933) do início do século 20, intitulado A cup of tea.
Este quadro faz parte do acervo do "Los Angeles County Museum of Art".

sexta-feira, 5 de março de 2010

Prêmio Abril de Publicidade 2009

Criação Revista - GRAND PRIX DE CRIAÇÃO

A vencedora foi a Agência AlmapBBDO. A campanha associava a marca da Volkswagen às múltiplas necessidades de seus clientes, exibindo imagens de caixas que se transformam em caminhões, o anúncio traduzia, de maneira simples e original, o conceito do produto: para todo tipo de carga existe um caminhão Volkswagen (foram focalizadas quatro situações e uma delas representava o caminhão como uma caixa de leite que enchia uma xícara).

Agência: AlmapBBDO
Título da campanha: Caminhões Customizados
Anunciante: Volkswagen
Produto: Caminhões
Criação:Ary Nogueira, Dulcídio Caldeira, Eduardo Andrietta, Luiz Sanches, Marcus Kawamura
Aprovação: Ricardo Barion

Xícara chinesa

Xícara de café chinesa, sem registro de marca. Porcelana branca, toda pintada à mão, com cenas chinesas em verde, rosa e amarelo. Frisos marrons. Belíssima, formato incomum.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Kay Crain

Duas xícaras pintadas pela artista americana Kay Crain (1950)

(1) Tea time (2009)
Tea cup with spoon (2009)

quarta-feira, 3 de março de 2010

As xícaras de Lady Gaga

Lady Gaga (cujo nome verdadeiro é Stefani Joanne Angelina Germanotta) é uma polêmica cantora, compositora e produtora americana. Aos 24 anos, vencedora de dois Grammy Awards, ela é largamente comentada pelas roupas bizarras e atitude polêmica. Há cerca de um ano passou a andar pelas ruas e se deixar fotografar com xícaras de chá nas mãos.
Questionada, ela explicou que as xícaras a fazem se sentir perto de sua mãe, com quem tomava chá todos os dias ... hummmm (truque publicitário???) Sei lá. Talvez ela seja apenas uma "apaixonada" por xícaras, como eu!

terça-feira, 2 de março de 2010

Museu Hermitage - San Petersburgh, Russia

O Museu Hermitage (em russo Госуда́рственный Эрмита́ж) está localizado em São Petersburgh, na Rússia.Tem uma belíssima coleção de porcelanas, entre as quais as xícaras postadas abaixo.
(1) Serviço com motivo floral (1850s-1860s) - Fábrica de porcelanas Popov - Rússia
(2) Cameo Service: prato, pote de café coberto, cremeira, açucareiro, xícara e pires (1778-1779). Fabricado pela Porcelana de Sèvres - França
(3) Tête-à-tête service, com as iniciais SAG (1790) - Imperial Porcelain Factory, Rússia
(4)
Xícara com o retrato do Príncipe Yusupov. Cópia de original feito em 1810 por Lampit. Fabricados em porcelana pela F. Ya. Gardner Factory, Rússia

(5) Xícaras e pires de porcelana da Coleção Metamorphoses (1999-2001). Moldadas e pintadas por M.A. Sorokin da Fábrica de Porcelanas Lomonosovn
(6) Xícara e pires de porcelana (1830s)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Xícara alemã

Delicada xícara de café de porcelana da marca Edelstein (Bavária), da Alemanha.

Novo dilúvio

Um aparelho de barba cego
não é mais triste
do que a escova de dentes esquecida

sentimento de que tudo se foi.

Um sabonete com as marcas
do último abraço
laços jogados para sempre no túnel escuro

do infinito

Uma xícara partida em cima da mesa
sangrando perdas e sorrisos
é apenas um lapso indizível

da vida

Chinelos revisitados
são transeuntes de um coração
exaurido,

consumido pelo dilúvio.

O amor
é um cadafalso
em cada corpo.

Poema de Angel Cabeza, laureado com menção honrosa no I Concurso Nacional de Poesia Alberto de Oliveira, organizado pela Prefeitura Municipal de Saquarema, RJ .O júri, coordenado pelo escritor João Costa, foi composto por Dulce Tupy, João Galvinício e Camilo Mota.

Xícara portuguesa

Esta xícara de porcelana, muito original, foi um presente que minha amiga Rinalva me trouxe de Portugal. É toda pintada a mão, com relevos e tem o interior dourado. Também interessante o modelo ovalado do pires.