xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conto de Fadas

Um bela tarde de inverno, com aquele solzinho fraco mas que deixa o dia tão bonito, Fabine estava na cozinha da casa da Vó Lima e elas estavam preparando um chá com bolo.Fabine colocava a mesa enquanto a vovó tirava o bolo do forno:
- Vó, vou pegar a xícara de florzinha azul que eu gosto, tá?
- Pegue minha filha, pegue – responde a vovó meio distraída com seu bolo
Fabine sobe na cadeira, e se estica toda para alcançar a xícara que estava mais ao fundo no armário e…
-Vó!! Tem uma meia dentro da xícara!
- O que Fabine??
- Uma meia vó, ói só!
E pega a xícara pra mostrar
O Quaqui que se enroscou dentro da xícara e se cobriu com as orelhas pra se esquentar , ao ser acordado assim de repente de seu sono profundo, abre os olhos todo tonto, com olherinhas que nem tem gato quando acorda , e enfia a cara pelo meio das orelhas pra olhar para a cara de Fabine que arregala os olhos e fica muda.
E ficam os dois se olhando, mudos.
Vovó, que mesmo ocupada com o bolo, sabe que criança quieta é o maior perigo, se volta para olhar e ri um sorriso de orelha a orelha:
- Ah…é o Quaqui. Deixa ele menina senão ele vai pular no seu cabelo e se enroscar todo.
A vovó já sabia que o Quaqui adora se enroscar no cabelo das pessoas , o que é bem agradável diga-se de passagem. Nada melhor do que cafuné de Quaqui, mas isso sempre causa uma enorme confusão capilar e a vovó não estava disposta a de novo arrumar o cabelo da Fabine. Ao menos não agora, na hora do chá.
- Desce daí menina, senão você acaba caindo. E pega o potinho debaixo da pia pra ele comer um pedaço de bolo.
Fabine, de tão maravilhada com seu achado, desce da cadeira segurando a xícara com as duas mãos enquanto o Quaqui coça a orelha com o dedão do pé, dá dois espirros e com um gritinho de alegria pula no cabelo de Fabine.
Ana Didi, maio de 2008
Publicado originalmente em http://marcamaria.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário