xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


terça-feira, 21 de junho de 2011

Bernhard Gutmann


Dois quadros do pintor americano Bernhard Gutmann (1869/1936)
(1) Imari tea set        (2) Tulips and yellow tea set

Xícara chinesa

Tantos dias sem postar. Estava morrendo de saudade, mas a correria não me deu nem um pouquinho de tempo. Espero regularizar agora.
Xícara chinesa para ser usada no dia a dia. Porcelana branca. Estampada com fundo creme e galhos de flores e frutos em marrom terra. Tenho mais cinco delas, em cores diferentes.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Estátua toma raspadinha

Em Kiev, na Ucrânia, a estátua do arquiteto Vladislav Gorodetsky (1863-1930)  parece estar saboreando uma xícara de raspadinha. A estátua, coberta de neve, homenageia o arquiteto, autor de várias obras na capital ucraniana e apelidado de "Gaudi de Kiev". Fotógrafo: Sergei Supinsky.

Xícara: o detalhe que faz diferença

Durante muito tempo acreditei que falar sobre xícaras seria falar sobre perfumaria.
Mas em se tratando de café, o recipiente em que é servido influencia sua apreciação! Demorou, mas percebi mais essa nuança no hábito de tomar e apreciar cafés.
Três fatores podem ser considerados na hora da escolha: formato, material e aparência.
Se for para tomar um café filtrado, o mais comum no cotidiano da cultura brasileira, sugiro uma xícara feita de vidro térmico e tamanho médio. A boca larga e o formato de concha são melhores para cafés de garrafa térmica, feitos em grande quantidade, e, geralmente, bem quentes. Assim, o risco de queimar a boca é menor. Além disso, café pelando é prejudicial ao paladar.
Variações podem ser feitas em virtude da temperatura ambiente ou da intensão de tomar a bebida rapidamente, ou aos mais lentamente. Quanto mais larga a boca da xícara, maior a superfície de contato com o ar, o que causa o resfriamento mais intenso, de acordo com a temperatura ambiente.
Para espressos, o raciocínio é semelhante em muitos aspectos. Entretanto, para essa deliciosa maneira de preparo, são preferíveis as xícaras de louça e pequenas. Há bonitas xícaras em vidro, mas esse material conserva menos a temperatura alta, o que é ruim para espressos, que vêm em quantidades pequenas. Quanto ao formato, as melhores são as cônicas, com a boca larga e o fundo estreito. Assim, podemos ver bem a cor e consistência do creme, e o principal, podemos apreciar bem o aroma.
Xícaras cilíndricas são ruins para espressos, apesar de serem o formato mais comum e fácil de encontrar à venda. Essas xícaras são boas para o famoso cafezinho, aquele feito em casa, em pequenas quantidades, mas para espressos são completamente inadequadas.Nesse caso, é importante uma exposição desproporcional da superfície, da bebida, que deve ser maior que a do corpo. Assim, não queimamos a boca, pois enquanto a parte exposta esfria, o restante permanece quente, esfriando à medida em que se bebe, sempre mais rapidamente na superfície.
Para mim, a xícara ideal para espressos, além de ser de louça e ter formato cônico, deve ter a borda espessa e arredondada, o que a torna mais confortável ao contato com os lábios. Entretanto, xícaras assim não são nada fáceis de se encontrar à venda. Eu mesmo, tenho apenas uma dessas de minha preferida:é a que era usada pelo Café do Ponto até há uns dois anos atrás. Eu a consegui comprando-a nessa própria cafeteria. E aqui fica uma dica, ou truque, para adquirir boas xícaras (a preços aceitaveis, geralmente): sempre que se goste de uma xícara em uma cafeteria, perguntar se estão disponíveis para venda. Boa parte das vezes, é possível, sim, adquirí-las, com pires, por 10 ou 15 reais, em média. Mas atenção: as cafeterias não costumam anunciar isso. É preciso perguntar!
Infelizmente, o Café do Ponto já não usa mais dessas boas xícaras. Foram substituídas por outro modelo (bom também, mas não como as antigas!). 
Texto publicado no blog "Aprecie café" (http://apreciecafe.com) em 11-4-2011.

Xícara brasileira

Xícara de café, sem marca. Porcelana branca, decalcada com pautas musicais. Frisos pretos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Xícaras e flores

Na mesa do chá, na bandeja do café da manhã, numa mesa de almoço, no cantinho da cozinha, no aparador do hall de entrada ... em qualquer lugar da casa você pode colocar um belo arranjo de flores ou folhagens utilizando suas xícaras, antigas ou novas. Veja a delicadeza dos arranjos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Xícara brasileira

 
Xícara de café da marca Schmidt. Cerâmica pintada à mão em amarelo claro, enfeitada com maçãs, laranjas e bananas. Frisos em marrom.
Preste atenção, Tina (minha amiga do blog "Sonhar e realizar"), esta é igualzinha a uma xícara que aparece na sua cristaleira, postada no dia 3 de junho (rsrs).

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cabeçalhos da net

Continuando a postar os cabeçalhos de blogs ou sites que contenham fotos ou a palavra xícara. São muitos e é gostoso achá-los, sem procurar, pela net ...

http://cheirinhocafe.blogspot.com

Blog da Thays Martins (brasiliense, "nascida em família de paulistas e mineiros, cresceu sob o aroma do café. E sentar para tomar um cafezinho, significa para ela: uma boa conversa, boas companhias, descontração ... significa, acima de tudo, amor").

Açúcar no fundo da xícara

- O grande problema é que você não se permite ser feliz. Quando Lilian ouviu a frase dita, não quis entendê-la logo de cara, preferiu esquecê-la e ousou pensar que ela não fazia sentido algum. Dias depois enquanto tomava um café com Pedro, ele lhe repetiu a frase.
- O grande problema é que você não se permite ser feliz. Dessa vez Lilian ouviu com as orelhas, com a razão e o coração.
Ao ouvir com as orelhas soou-lhe estranho e incabível. Ao ouvir com a razão soou-lhe verdade e agarrou-se a ela. Ao ouvir com o coração decidiu que queria modificar a verdade recém-sabida.
Pedro apontou em direção ao seus tímpanos a mais pura verdade. Contou-lhe a verdade sobre ela mesmo.
- Escute. Aqui está tudo o que é seu. Abriu uma página dobrada em quatro e mostrou as gravuras de cada coisa que ela tinha. Ela procurou, procurou, procurou e não achou algumas coisas que ela costumava enxergar na página que costumava olhar.
- Você ainda continua? Ela desviou o olhar.
- Continua? - insistiu Pedro, encarando-a.
Lilian tirou da bolsa uma página do mesmo tamanho da que Pedro lhe mostrara.
- Sim, continuo. Aqui estão as gravuras que costumo ver. Estavam ali sobre a mesa, entre as xícaras de café, as duas páginas com duas dobras e igualmente pintadas, exceto por duas ou três figuras a mais na página que Lilian acabara de abrir.
Pedro tinha um jeito diferente de apontar os caminhos. Ele não costumava dar conselhos, dizer o que se devia fazer, mas ele gostava sempre de mostrar a verdade, e depois, que cada um fizesse o que quisesse com ela.
- Está tudo aqui em seu perfeito lugar, mas você gosta mesmo de achar que não está. Você não se permite ser feliz.
Foi só o que ele disse. Mas ela ouviu além. Só sobrou o açucar no fundo da xícara do café. Lilian dobrou a página que Pedro lhe mostrara e guardou-a em sua bolsa. A que antes costumava olhar, deixou embaixo do pires da xícara, em cima da mesa.

Fabiana Lopes, 9-8-2006

Xícara isabelina

Xícara isabelina pintada em verde, com flores em azul e bordô. No centro, um retângulo contém a palavra "Lembrança" em dourado. Frisos dourados. Bem antiga.
Já deu para notar, pelas postagens da minha coleção, que tenho mais xícaras de café do que de chá, não é?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Xícaras no convento



Achei tão bonitinho o desenho que resolvi colocar aqui. Imaginem como deve estar gostoso este chá de "capim santo" lá no convento no interior de Minas (esses bules de ágata a gente só encontra lá).