xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

As xícaras que são mais velhas que eu

Peraí, gente, não sei se as xícaras são mais velhas do que EU, Irene. São mais velhas que a Karina, que colocou a história no seu blog [http://opus-21.blogspot.com.br]. E como as histórias das xícaras sempre mexem comigo, resolvi reproduzir aqui. Não é uma delícia? Escreve a Karina:

    Essas xícaras têm uma história incrível.
    Elas são rosas, com detalhes em ouro, e foram feitas especialmente para o Copacabana Palace e seus ricos frequentadores, a quase 100 anos atrás.
    Esse par foi dado como presente de casamento para uma socialite dos anos 50/60, e um par azul foi dado ao marido dela; assim eles podiam beber chá, whatever, cada um em suas xícaras e terem uma de cada cor para os filhos.
    Esse casal teve uma filha somente. O pai teve câncer e morreu, não lembro a época. A mãe se matou, pois não conseguia viver sem o marido.
    A filha, muitos anos depois, contou essa história a minha tia, que foi "enfermeira residente" na casa dela na Lagoa. Ela deixou as 4 xícaras para minha tia antes de morrer.
    Minha tia ficou com o par azul e deu o par rosa para minha vó. Isso há 5 anos. A casa da minha vó sempre foi um refúgio para mim. Eu sempre babei nessas xícaras. Nesses tempos pra cá, eu estava muito muito mal, e minha vó, a coisa mais linda, embalou as xícaras com todo cuidado e mandou para mim. 

Karina Aguiar, 7 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário