xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Minha coleção de xícaras

Xícara japonesa, a nº 1 da minha coleção.


Tem gente que gosta de colecionar coisas: selos, tampinhas de garrafas, estatuetas, pinguins de geladeira, carrinhos, miniaturas, xícaras, etc., etc., etc. Mas o legal de colecionar não é só conseguir aquela figurinha difícil, um disco raro, a edição de um livro que mais ninguém tem: é mostrar, expor, exibir para os outros essas pequenas preciosidades.

Eu coleciono xícaras. Nos últimos 31 anos venho ajuntando xícaras de café, chá ou chocolate e tenho mais de 350 atualmente. Se considerarmos os pires são cerca de 700 peças, pois 99% delas vêm acompanhadas de seus respectivos.
Comecei a colecionar xícaras por acaso. No final da década de 1970 uma vizinha, Fátima, me deu de presente uma xícara de café de origem japonesa que tinha sido de sua mãe e era a última de um jogo de café usado em casa quando ela era adolescente. Foi um gesto gentil e eu a guardei com cuidado durante algum tempo. Um dia, uma amiga me perguntou o que eu queria ganhar no meu aniversário e eu, sem pensar muito, respondi: “xícaras, vou colecionar”. Hoje em dia tenha várias xícaras japonesas, algumas bem semelhantes àquela nº 1, mas esta está marcada, é a “indês” da minha coleção.
No início eu pretendia colecionar somente as de café, mas ganhei algumas xícaras de chá e eram tão bonitas que resolvi colecionar os dois modelos. Já tive mais exemplares, mas decidi, há uns três anos, me desfazer das xícaras com propaganda estampada e ficar somente com as outras. Assim, dei quase todas para um amigo que as levou para seu apartamento na praia, onde são usadas no dia a dia. Eu trabalhei durante 34 anos em uma universidade e os colegas sabiam da minha coleção, de modo que, quando iam para algum lugar e viam uma xícara diferente, me traziam e a coleção foi umentando, com peças do de vários países (hoje são mais de 20 representados) e muitos lugares do Brasil.
Quando viajávamos, sempre procurava conhecer os antiquários, onde ficava garimpando e procurando xícaras diferentes. Certa vez, em Lucerna (Suíça) eu achei uma portinha onde havia muitas coisas antigas, misturadas, empoeiradas e, lá no fundo de uma prateleira, uma xícara. A velha senhora que tomava conta da loja, vendo que eu era turista, pediu logo um preço alto por aquela única xícara que havia no seu acervo. Fiquei um bom tempo pechinchando até que consegui comprá-la por um preço bem abaixo do inicialmente pedido.
Eu nem imaginava o quanto as pessoas se impressionam com a coleção, que fica bem protegida em um armário com portas e prateleiras de vidro na minha sala de jantar, até que recebi, da filha de uma amiga, casada com um alemão e que vive em Darmstadt, uma caixa contendo 7 xícaras brancas, com frisos dourados, com a marca C.T. (Tielsch-Altwasser) Germany. Com evidentes sinais de uso, duas delas tinham pequenas trincas na borda. Junto, um bilhete: “Dona Irene, eu pensei que a senhora seria a única pessoa que preservaria essas xícaras da destruição. Elas eram de um jogo de pratos e xícaras que a avó de meu marido conseguiu carregar quando fugia de um lugar para outro na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial. Os pratos e pires se quebraram ... elas sobreviveram e eu quero que fiquem com a senhora.”
Além de terem uma história própria, as xícaras de minha coleção acabam fazendo parte de minha história, pois me lembram momentos felizes, lugares, histórias, pessoas queridas (meus irmãos, cunhadas e sobrinhos são grandes provedores da coleção).

36 comentários:

  1. Boa noite Irene,sou colecionadora também,fiquei apaixonada por sua coleção,seus registros,organizaçao e com que cada uma representa para você.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. As minhas estão por enquanto encaixotadas, estou esperando minha nova casa ficar pronta.prometo fotografá-las e te enviarei.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. hummmm ... que pena que você não deixou seu nome ou e-mail para podermos conversar.
    Sempre é um prazer conversar com quem tem a mesma paixão que a gente.
    Se você vir este recadinho, mande seu e-mail. Quero mesmo ver sas suas xícaras.
    Abraço
    Irene Jardim

    ResponderExcluir
  4. Irene...pensei que louco fosse só meu esposo (falecido) que deixou uma coleção de xícaras de café, umas 230 peças mais ou menos...Todas de logomarcas de cafeterias, hoteís, empresas, lugares...Todas ou quase todas, resgatadas dissimuladamente...outras ofertadas, outras poucas...compradas.
    Só que hoje, depois de 5 anos, pretendo vendê-las, por necessidade de grana e por não ter espaço físico, ficam em caixas....não tem graça...

    ResponderExcluir
  5. Minha avó tem mais de 500 xícaras de café peque nas, personalizadas de empresas, companhias aéreas, bares, restaurantes, motéis, hotéis e etc. Herança de meu falecido avô. Teria interesse ou conhece alguém que tenha?

    ResponderExcluir
  6. Rita Baptista Pereira12 de março de 2012 às 14:45

    Gostaria de saber se possui alguem interessado pela compra de uma coleção de xícaras ( com diferentes formatos ) de meu pai , com aproximadamente 300 pçs.
    Aguar retorno ,

    ResponderExcluir
  7. Olá...tenho uma coleção de xícaras com mais ou menos 30 peças! Gostaria de vender...vc teria interesse em ver fotos? Obrigada! Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ainda tem estas xicaras, qual e o valor. obrigada.

      Excluir
    2. Se ainda não tiver vendido, me envia as fotos e o valor por favor. jo-franklin@hotmail.com

      Excluir
  8. Oi,,,também tenho algumas xícaras ,,, quem começou a coleção foi a avó do meu marido quando tinha 9 anos ,,,são mais ou menos umas 800 ,,, de varios tamanhos, formatos e de diferentes lugares ,,,algumas pintadas a mão, porcelanas de alto requinte ... são lindas!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho uma xicara de café que foi brinde da campanha presidencial de Janio Quadros. Ela foi fabricada pela porcelana Mauá, é cor de madrepérola com detalhes dourados na borda do pires e da xícara. Possui um texto que diz: Jânio o meu candidato e, como não poderia deixar de ser, tem uma vassourinha desenhada. Meu email para contato caso alguém tenha interesse em adquirir é lucinhagama@terra.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. tenho dezenas de xícaras antigas e tenho interesse de vende-las. Com quem posso ter contato para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda não tiver vendido, me envia as fotos e o valor, por favor. jo-franklin@hotmail.com

      Excluir
    2. Franklin tenho xícara pra vender muito antiga sou da Ilha do Governador RJ

      Excluir
  11. Olá preciso do seu telefone tenho uma coleção de 2500,00 ,dentro dessa coleção tem xícaras de chá , café,canecas de chopp, pires, tenho da década de 60,61,62. Preciso venda-la.Essa coleção tem aproximadamente 40 anos.Meu fone é (11) 98187-2098

    ResponderExcluir
  12. Olá boa tarde. Meu pai tem uma coleção de mais ou menos 300 peças originais de lugares distintos por onde passou, como restaurantes, hoteis, companias aéreas etc. Alguém saberia aonde posso vender essas xícaras? Não sou colecionador e não conheço muito sobre esse mercado. Agradeço qualquer informação. (pliniosemeghini@gmail.com)

    ResponderExcluir
  13. Tenho algumas xicaras antigas para vender....se tiver interesse posso te mandar as fotos... meu email é thiago_blima@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me mande fotos das xicaras meu imail;g.divino.silva@bol.com.br

      Excluir
    2. por favor me mande fotos das xicaras meu imail;g.divino.silva@bol.com.br

      Excluir
    3. Meu email jo-franklin@hotmail.com se ainda não tiver vendido, me envia as fotos e o valoR, por favor.

      Excluir
  14. Olá ! Tudo bem com vc? Desculpe-me a invasão! Se tiver interesse, estou vendendo 2 xícaras maravilhosas, super fininhas, devem ser de porcelana, são bem antigas pequenas com o símbolo cristão Px e filetes de ouro. São da época do Império, da minha madrinha. Meus contatos: rhjob.cia@gmail.com ou (11) 96073 9591 Caso deseje, posso enviar fotos, OK? Muito Obrigada! PAZ! Rosana

    ResponderExcluir
  15. boa tarde tenho uma coleçao de xicaras tanbem como faço para postar as fotos .

    ResponderExcluir
  16. Alguém ainda querendo vender sua coleção? Qquer coisa entre em contato - robert_jerusalem@hotmail.com
    Robert Rautmann

    ResponderExcluir
  17. Alguém ainda querendo vender sua coleção? Qquer coisa entre em contato - robert_jerusalem@hotmail.com
    Robert Rautmann

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Irene! Só descobri o seu blog hoje. Estou explorando suas postagens e gostando bastante do que encontro, em especial desse post :-) Coleciono mugs e xícaras de propaganda já há algum tempo e mais recentemente, iniciei uma coleção de xícaras de porcelana (chá e café) de marcas famosas (Paragon, Royal Albert e outras). Tenho pouco mais de 20 peças, mas já é um começo. Tenho especial interesse pela brasileira porcelana Schmidt, que é de alta qualidade. Meu avô paterno foi consultor nessa fábrica lá pelos anos 1960. Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Jo. Gostaria muito de um contato com você sobre um jogo de xícaras que possui, necessito de alguém que me ajude a identificar as peças. askya41@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Jo. Gostaria muito de um contato com você sobre um jogo de xícaras que possui, necessito de alguém que me ajude a identificar as peças. askya41@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, bom dia! Tenho um jogo de xicaras(casca de ovo) lindissimas. Vieram da Bulgária. Calculo que tenham uns 250 anos e gostaria de vende-las. Silvanaschahanof@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. ola , tenho um jogo de xicaras de cha, sao 4 xicaras gostaria de vende las, as xicaras sao quadradas , sao portugueas,eu nao sei quanto tempo tem , mais de 10 anos garanto.quizer fotos entre e contacto, alesandranicolau2@outlook.com, obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Estou vendendo xicaras muito antigas de porcelana 100%, pintado a ouro. São 6 xicaras , contato : mbcolorinrio@yahoo.com . Tenho fotos pra mandar são lindas !!!!!!!!!!! tem mais o menos uns 60 a 80 anos.

    ResponderExcluir
  24. Ola tenho um jogo de xícaras de porcelana de comemoração da editora abril, com inscrições das revistas da época, década de 60 ( Contigo, supernovelas, Capricho, Noturno, Ilusão) da Real São Paulo, são 5 xícaras e 5 pires, porcelana com inscrição em verde e borda dourada, em perfeito estado, gostaria de vender. Quem se interessar em ver fotos me manda mensagem.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia jogo de xícaras japonesas casca de ovo pintada a mão 4 xícaras e 4 pires e um bule, que se interessar, ligar 21974036991 fotos e valores no zap. Obrigado...

    ResponderExcluir
  26. Tenho duas coleções que pertenciam ao meu pai, xícaras de cafézinho dos anos 1960, 1970 (ou até anterior). Logos e propaganda de empresas, companhias aéreas, bares, restaurantes, hotéis, indústria, comércio etc. Uma está à venda: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1285907317-coleco-com-10-xicaras-de-cafezinho-antigas-cantina-1060-_JM. A outra (com mais de 100), esperando comprador. gisele56@yahoo.com.

    ResponderExcluir
  27. Eu gostaria de contato de colecionadores que queiram comprar a coleção de chicaras de porcelana que tenho para venda

    ResponderExcluir