xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Xícaras isabelinas (caipiras)

As xícaras de porcelana isabelinas foram fabricadas desde a metade do século XIX até meados do século XX e tiveram origem na Espanha. Ganharam fama por causa da rainha Isabel II, que reinou na Espanha de 1833 a 1868 e tinha o costume de presentear as pessoas das quais gostava com as tais xícaras.

Estas tiveram grande aceitação no mercado e eram fabricadas na Alemanha (fábrica Otto) , Inglaterra, Espanha, França e Japão. Produzidas na época do romantismo, sua decoração é bastante rebuscada, com relevos florais, corações, palavras sentimentalistas e dourados. Carinhosamente, são apelidadas de xícaras "Caipiras". São peças de qualidade e beleza excepcionais. Inicialmente eram lisas e depois recebiam flores, pinturas, vernizes e carimbos.

Vinham para o Brasil sob encomenda (especialmente na década de 1930). Por isso muitas delas possuem inscrições (sempre positivistas) em língua portuguesa como Amizade, Bons Annos, Felicidade, Amor.

4 comentários:

  1. Coleciono , compro e vendo xícaras Isabelinas. Sua coleção é fantastica. Parabéns , moro em Recife e sempre mantenho contato com outros colecionadores de vários estados do Brasil e também de outros países.Meu e-mail : aricardomoura@uol.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma coleção de xicaras e entre elas muitas Isabelinas de café e algumas de chá . Mandei em seu email um link dropbox das mesmas pois estou me desfazendo da cleção

      Excluir
    2. Tenho várias visite meu eShop http://eshops.mercadolivre.com.br/le+grenier/

      Excluir
    3. Qual o valor unitário pago? Tenho algumas e gostaria de vende-las.

      Excluir