xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ziraldo e a chegada do homem à lua

Nas décadas de 60 e 70 o cartunista e escritor Ziraldo produziu uma série de ilustrações, por encomenda do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), com o objetivo de promover internacionalmente o café como símbolo nacional. O Instituto realizou também um concurso internacional, com o tema “Seu melhor amigo”, e o vencedor foi um cartaz de Ziraldo, que foi exibido em Paris e representa a chegada do homem à lua, em 1969. Nele, um astronauta toma uma xícara de café brasileiro.
Agora, entre 2006 e 2009 foi organizada uma exposição intitulada “Café, seu melhor amigo”, com 21 dos cartazes do cartunista, que tem sido colocada em algumas cidades do país:
18-12-2006 ao final de fevereiro de 2007 - Centro de Referência e Memória do Café do Rio de Janeiro.
Março a maio de 2007 – Museu dos Cafés, em Santos, SP (comemoração do seu 9º aniversário).
22-05-2009 – Inauguração da exposição, que é uma parceria entre o Café Premier, Museu Nacional do Café de São Paulo e o bistrô do MAC - Museu de Arte Contemporânea, de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário