xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Bela e a Fera

Musical da Disney, de 1991, conta a história de uma jovem bela e brilhante que se torna prisioneira de uma fera malvada em seu castelo. Apesar da terrível situação, Bela se torna amiga dos habitantes do castelo encantado — uma xícara de chá, um candelabro e um relógio, entre outros e, por fim, aprende a ver além do exterior da Fera e descobre o coração e a alma de um príncipe.
Zip, a xicarazinha, é o filho de Madame Samovar (o bule) e como toda criança está sempre aprontando. Quando descobre que Bela vai embora do castelo, ele se esconde dentro da bolsa dela e só sai de lá quando chegam na casa da garota. Ele tem um papel importante na história, porque sem ele Bela não chegaria ao castelo e a Fera morreria. É o único objeto do castelo que chama Bela pelo nome, todos os outros se referiam a ela como mademoiselle ou garota.

Recebe, em inglês, o nome de Chip (lasca), pelo fato de ela ser lascada. Na versão em português, seu nome foi adaptado para Zip.

A montagem teatral da estória, apresentada originalmente na Broadway, em New York, já foi feita no Brasil duas vezes. O musical ficou em cartaz de 20 de junho de 2002 a dezembro de 2003, no Teatro Abril, em São Paulo, e voltou a ser encenado a partir de 30 de abril de 2009 até 8 de novembro de 2009, com um novo elenco. Eu assisti na primeira temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário